pixel Professores da NOVA integram Conselho de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional | Universidade NOVA de Lisboa

O Conselho, presidido por Nuno Severiano Teixeira, terá até 31 de janeiro de 2023 para apresentar as primeiras conclusões.

Nuno Severiano Teixeira, Professor do Departamento de Estudos Políticos da NOVA FCSH, será o presidente do Conselho de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, criado, na passada semana, pelo Governo. Para este órgão foram ainda nomeados Ana Santos Pinto, Professora de Relações Internacionais na NOVA FCSH, Bernardo Pires de Lima, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA), e Carlos Gaspar, também do IPRI-NOVA.

Ao todo, o Conselho de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional integra 21 personalidades entre militares, académicos, economistas, embaixadores, juristas e antigos responsáveis políticos.

O Conselho terá como objetivo rever o Conceito Estratégico de Defesa Nacional “atendendo à necessidade, identificada no Programa de Governo, de adaptação da defesa nacional às transformações no ambiente geoestratégico" e tem até ao dia 31 de janeiro de 2023 para apresentar as primeiras conclusões.

A lista completa dos membros do Conselho de Revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional pode ser consultada aqui.