pixel Projeto liderado pela NOVA já fixou mais de 40 investigadores em Elvas  | Universidade NOVA de Lisboa

Projeto liderado pela NOVA já fixou mais de 40 investigadores em Elvas 

As novas instalações do InnovPlantProtect CoLAB são inauguradas esta quinta-feira, 28, e contam com a presença do Governo  

Com apenas três anos, o InnovPlantProtect CoLAB é, hoje, uma referência nacional e internacional na investigação de soluções inovadoras de base biológica, assente numa prática capaz de responder aos desafios da atualidade. Ou seja, promover culturas mais seguras, inteligentes e produtivas, que sejam resistentes às alterações climáticas e mais amigas do ambiente. Além disso, o facto de estar sediado em Elvas permitiu já fixar, no interior do país, mais de 40 profissionais altamente qualificados, e suas respetivas famílias, contribuindo, desta forma, para a valorização do território. Um exemplo claro de promoção de sustentabilidade ambiental, coesão e desenvolvimento territoriais, criação de emprego qualificado e atração de investimento. 

Liderado pela Universidade NOVA de Lisboa, através do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) e da unidade de investigação GREEN-IT, o InnovPlantProtect conta ainda com a estreita colaboração de outras instituições nacionais, locais e regionais. Entre elas, destaca-se o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – que cedeu as instalações e assume a vice-presidência – e a Câmara Municipal que, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, financiou as obras de requalificação do CoLAB. 

Em funcionamento desde 2019, o InnovPlantProtect passa, a partir de agora, a dispor de umas instalações que, dotadas de equipamentos topo de gama, vão permitir aumentar e melhorar a qualidade da investigação ali realizada.  

A cerimónia de inauguração está marcada para esta quinta-feira, 28 de julho, e conta com as presenças da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. 

Sedeado no Polo de Inovação de Elvas do INIAV, na Estrada de Gil Vaz, Apartado 72, em Elvas, conta ainda com diversas entidades de referência no panorama agrícola nacional como associadas: Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC), Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), Casa do Arroz, Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (FNOP), Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), Fertiprado, Bayer e Syngenta. 

Mais informação sobre o InnovPlantProtect aqui