“Quem ganha, quem perde, quanto se perde com a fuga de cérebros? O caso português” – NOVAs Conversas com Belmiro Cabrito
4.ª Conversa do Ciclo “Questões sobre a Mobilidade”
4 de fevereiro de 2016 | 18h | Local: Faculdade de Direito da NOVA – Sala 007 | Entrada Livre, mas sujeita a inscrição aqui.
Quem são os nossos emigrantes qualificados? Por que razões emigraram? Como mudaram os seus rendimentos?
Nesta sessão das NOVAs Conversas será caracterizada a emigração qualificada portuguesa a partir dos dados produzidos pelo projecto de investigação interuniversitário BRADRAMO – Fuga de Cérebros: a Mobilidade Académica e a Emigração Portuguesa Qualificada. E, a partir de indicadores económicos provenientes da OCDE, ficaremos, ainda, a conhecer o investimento perdido por Portugal com a emigração qualificada.
Belmiro Cabrito é Professor Associado Aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e colaborador do Instituto Superior de Gestão.
Licenciado em Economia e em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa; Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa.
Foi professor do Ensino Secundário das disciplinas da área de Economia e Sociologia e autor de Manuais Escolares desde 1976 para o ensino secundário. Docente da Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação/Instituto de Educação) entre 1989 e 2011, tendo leccionado cadeiras da área da Economia da Educação, do Desenvolvimento Local, da Gestão da Formação e das Metodologias de Investigação.
Coordenador dos cursos de mestrado em Ensino da Economia e de Educação de Adultos bem como do curso de formação avançada em Educação de Adultos.
Coordenador do grupo de investigação em Educação e Formação de Adultos (até 2013). Professor de cursos de pós-graduação, por curtos períodos, no Japão,
Brasil e Angola. Membro e/ou investigador principal em mais de uma dezena de projectos de investigação financiados pela UE, FCT, FCT-CAPES, Fundação Calouste Gulbenkian, Governo da Catalunha, nos domínios da formação, formação profissional e financiamento e gestão do ensino superior.
Sobre as NOVAs Conversas
As NOVAs Conversas são sessões com convidados oriundos de todas as áreas do conhecimento e pensamento: um conjunto eclético de oradores.
As NOVAs Conversas caracterizam-se por:
- Diversidade temática – das ciências sociais, artes e humanidades às ciências exactas e da vida – num estilo de tertália informal e linguagem acessível a um páblico não especializado.
- Promoção do diálogo disciplinar e científico e estímulo à quebra de barreiras entre as diferentes áreas do conhecimento abrangidas pelas várias unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa.
- Divulgação científica generalizada e promoção da discussão crítica multidisciplinar: sessões dirigidas a um páblico universitário não especializado, mas abertas a qualquer interessado.
Organização: Comissão de Estudantes de Doutoramento da NOVA Escola Doutoral.