pixel Raquel Varela distinguida pela Associação Ibero-americana de Comunicação | Universidade NOVA de Lisboa

Raquel Varela distinguida pela Associação Ibero-americana de Comunicação

Prémios Iberoamericanos Comunicação 2020

Num período em que “o distanciamento social destrói profundamente os laços da nossa civilização e humanidade”, a historiadora e professora da Universidade Nova de Lisboa Raquel Varela sublinhou que o prémio que lhe foi atribuído pela Associação Ibero-americana de Comunicação (ASICOM) marca um “encontro dos povos”. Acrescentou: “Numa pandemia como esta, é necessária a distância física, jamais a distância social. Precisamos, na verdade, de muita proximidade social.”

Durante a cerimónia de entrega do galardão da ASICOM a 6 de outubro na Universidade Oviedo, Espanha, Raquel Varela fez um discurso emotivo: “Recebo este prémio com muita felicidade, porque sou uma internacionalista convicta e não gosto de um mundo com muros de xenofobia e nacionalismos conservadores, que destróem os laços de solidariedade.”

Raquel Varela, cujo discurso se centrou no impacto social causado pela pandemia, refletiu ainda sobre o papel da digitalização: “Quando falamos de tecnologia, em que a Universidade tem um papel tão importante, temos de nos perguntar para quem queremos a tecnologia e para o que nos serve?”

A cerimónia, presidida pelo Reitor Santiago García Granda, contou com a presença do Presidente da Câmara de Oviedo, Alfredo Canteli, e da vice-presidente da ASICOM, Laura Galguera. Foram também homenageados o ex-selecionador de futebol Vicente del Bosque, o matemático mexicano Raúl Rojas Martínez, o jornalista desportivo Juan Ignacio Gallardo, o cantor e compositor cubano Silvio Rodríguez e a Fundación Microfinanzas BBVA.

O galardão da ASICOM é concedido anualmente a personalidades e instituições que se tenham destacado em diferentes disciplinas no contexto ibero-americano, bem como que tenham contribuído para a construção da cultura e tradições da região, aproximando a América Latina e a Península Ibérica.

O evento ficou marcado pelas medidas de segurança contra o COVID-19, que obrigaram à redução da capacidade da sala e ao uso de máscaras. O empresário mexicano-asturiano Carlos Casanueva, presidente do conselho de curadores da ASICOM, fez o seu tradicional discurso “transformado” em holograma. “Foi impossível para mim estar fisicamente nesta ocasião, mas pude assistir ao evento com emoção graças à surpreendente tecnologia”, disse em 3D, “sentado” ao lado de Raquel Varela.

Veja aqui o discurso da professora Raquel Varela na gala.