pixel Research Impact Narratives Challenge: conheça aqui os vencedores do concurso  | Universidade NOVA de Lisboa

Research Impact Narratives Challenge: conheça aqui os vencedores do concurso 

Os 6 projetos distinguidos foram revelados no NOVA Science and Innovation Day 

Em 2023, a Universidade NOVA de Lisboa lançou o Research Impact Narratives Challenge, convidando professores e investigadores afiliados a qualquer uma das unidades académicas da universidade para traduzirem o impacto dos seus projetos de investigação em narrativas.  

Considerando imperativo que a sociedade em geral compreenda e aprecie os resultados das atividades de investigação, e dado que, tanto a nível nacional como europeu, as agências de financiamento da inovação têm dado uma importância crescente à medição do impacto dos projetos em desenvolvimento, este Research Impact Narratives Challenge foi o formato escolhido para que os investigadores da NOVA o pudessem fazer.  

Revelados os vencedores no NOVA Science and Innovation Day, os 6 projetos distinguidos são oriundos das mais variadas áreas de investigação:  

Catarina Barreira, do Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, apresentou uma reflexão sobre os livros litúrgicos produzidos no Mosteiro de Alcobaça. Revelando novos conhecimentos sobre a história, relações e mudanças de rituais naquela que é uma das primeiras fundações monásticas cistercienses edificadas em território português, o projeto visa contribuir para a criação de cursos de formação para guias turísticos e para a valorização das visitas guiadas ao Mosteiro. 

Luís Crespo de Andrade, investigador do Centro de Humanidades da NOVA FCSH (CHAM), apresentou uma análise ao Portal Revista Ideias e Culturas (RIC), o qual fornece acesso universal e indexado a revistas influentes do século XX. O RIC tem mais de 100 mil utilizadores e fora já distinguido, no ano passado, no âmbito dos Prémios Ler+, como prova da sua importância na promoção do património cultural moderno e na investigação na área das humanidades.  

Maria de Lurdes Rosa, também docente do Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, submeteu o projeto “Arquivos Familiares, Arquivos Comunitários”, salientando que, ao contrário da situação na maioria dos países europeus, os arquivos de família em Portugal são pouco descritos e estudados. Considerando que a história sofreu com essa ausência, o trabalho teve impacto imediato na disponibilidade de arquivos preciosos até agora desconhecidos – e ganhou até escala internacional, alcançando mesmo uma bolsa do European Research Council. 

Mauro Castelli, investigador da NOVA Information Management School, foi o autor do trabalho “Um sistema de Inteligência Artificial(IA) para deteção e prevenção do vício em jogos de azar online”. Trata-se de um sistema desenvolvido com base em IA para identificar padrões comportamentais comuns entre os jogadores online portugueses, assinalando as ações que podem comportar risco para o utilizador.  

Miguel de Castro Neto, atualmente diretor da NOVA Information Management School, apresentou a concurso um trabalho desenvolvido pelo laboratório NOVA Cidade. Denominada Smart Region, trata-se de uma plataforma de análise territorial que visa mudar o paradigma das políticas públicas baseadas em dados. Recorrendo à ciência de dados e aos sistemas de informação geográfica, ali se conta como a Comunidade Intermunicipal do Oeste está já a usufruir dos benefícios de ser uma Smart Region.  

Tatiana Morais, do Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS), da NOVA School of Law, é a autora do trabalho “Contribuir para a melhoria do quadro legal da Violência Sexual e de Género em Portugal”, no qual focou a introdução de legislação no Código de Trabalho português para abordar o assédio sexual no local de trabalho através da adoção de código de conduta – com consequente redefinição do que é crime neste contexto e revelando o impacto positivo nas nas sobreviventes de assédio sexual e violação.