As candidaturas em diferentes áreas científicas foram analisadas por painéis de avaliação internacionais.
São ao todo 50 os projetos da Universidade NOVA de Lisboa como instituição proponente aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos – 2022, divulgado no final de julho. A taxa de sucesso da NOVA equivale a 18,9%, um resultado acima da média nacional situada em 15,4%.
As candidaturas admitidas no concurso, em diferentes áreas científicas, foram analisadas por painéis de avaliação internacionais. Entre os critérios de classificação destacam-se o mérito científico e caráter inovador do projeto, o mérito científico da equipa de investigação, a exequibilidade do programa de trabalhos e o contributo para a acumulação de conhecimentos e competências.
Os investigadores da NOVA que agora viram reconhecida a qualidade dos seus projetos de investigação obterão um financiamento para um período de 18 a 36 meses, crucial para o desenvolvimento e produção de novo conhecimento científico em Portugal.
Já no início de agosto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou os resultados do 5º Concurso de Estímulo do Emprego Científico Individual. Cinquenta investigadores viram assim aprovado o seu plano de investigação a realizar na NOVA durante 6 anos, assegurando um financiamento total na ordem dos 15 milhões de euros.