Resultado acima da média nacional para a investigação da NOVA no concurso FC&T

25 de Agosto, 2022

As candidaturas em diferentes áreas científicas foram analisadas por painéis de avaliação internacionais.

São ao todo 50 os projetos da Universidade NOVA de Lisboa como instituição proponente aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos – 2022, divulgado no final de julho. A taxa de sucesso da NOVA equivale a 18,9%, um resultado acima da média nacional situada em 15,4%.

As candidaturas admitidas no concurso, em diferentes áreas científicas, foram analisadas por painéis de avaliação internacionais. Entre os critérios de classificação destacam-se o mérito científico e caráter inovador do projeto, o mérito científico da equipa de investigação, a exequibilidade do programa de trabalhos e o contributo para a acumulação de conhecimentos e competências.

Os investigadores da NOVA que agora viram reconhecida a qualidade dos seus projetos de investigação obterão um financiamento para um período de 18 a 36 meses, crucial para o desenvolvimento e produção de novo conhecimento científico em Portugal.

Já no início de agosto, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia publicou os resultados do 5º Concurso de Estímulo do Emprego Científico Individual. Cinquenta investigadores viram assim aprovado o seu plano de investigação a realizar na NOVA durante 6 anos, assegurando um financiamento total na ordem dos 15 milhões de euros.