pixel Sciencepreneur: edição 2023 do programa promovido pelo NOVA Impact seleciona dois projetos vencedores | Universidade NOVA de Lisboa

Sciencepreneur: edição 2023 do programa promovido pelo NOVA Impact seleciona dois projetos vencedores

Expose e Medieval foram os projetos distinguidos pelo programa destinado a cientistas da NOVA que procuram criar valor a partir das suas atividades de investigação. 

A mais recente edição do Sciencepreneur encerrou não com um, mas dois vencedores, os projetos “Expose” e “Medieval”, no que foi um emocionante e inesperado empate dos projetos “Expose” e “Medieval”.

O júri do programa promovido pelo NOVA Impact – o gabinete de apoio à inovação e criação de valor da Universidade NOVA de Lisboa – considerou que ambos apresentaram potencial e abordagens interessantes para enfrentar alguns dos desafios nos respetivos domínios. 

"Expose" impressionou o painel com uma tecnologia desenhada para combater o absentismo no trabalho, aliando dosímetros com a análise de variáveis como a exposição aos raios UV, humidade e temperatura.  

Já “Medieval” cativou com a valorização do conhecimento e património, ao partilhar a história da época medieval de forma muito apelativa, fomentando assim uma compreensão mais profunda das raízes históricas. 

As duas equipas vão receber incentivos iguais (€500) para prosseguir o desenvolvimento dos projetos.  

Sciencepreneur é um programa destinado a cientistas da NOVA que procuram criar valor a partir das suas atividades de investigação, nomeadamente benefícios para a economia e sociedade em geral. 

O programa começou em 2020 e é executado anualmente. Pretende-se desenvolver aptidões e competências na área do Empreendedorismo e compreender como comercializar a tecnologia/serviço ou descoberta científica e desenvolver uma estratégia de go-to-market. Também está aberto a cientistas que desejam entender como criar valor a partir de suas pesquisas - por exemplo, políticas públicas.