SECURE2: NOVA reforça compromisso com valorização das carreiras de investigação

1 de Outubro, 2025

Após o sucesso do projeto europeu SECURE, a Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a valorização das carreiras de investigação através da participação como instituição piloto no projeto SECURE2 – Sustainable Careers for Research Empowerment. Este projeto visa testar e implementar as recomendações do quadro de referência para as carreiras de investigação – European Research Career Framework (RCF)-, apoiando a progressão de carreira e a mobilidade dos investigadores. 

A reunião de kick-off do projeto teve lugar nos passados dias 15 e 16 de Setembro, em Sarajevo, reunindo os dezoito membros do consórcio para discutir e definir as próximas fases de trabalho.  

À semelhança do projeto antecessor, o SECURE 2 tem como principais objetivos diminuir a precariedade e melhorar as carreiras na investigação. O SECURE permitiu identificar obstáculos (nacionais, institucionais ou culturais) nas políticas e processos de recrutamento, mobilidade, formação, desenvolvimento e progresso de carreira dos investigadores, desenvolvendo a partir dessas conclusões um RCF. 

Ao fomentar o diálogo, testar intervenções concretas e partilhar resultados por toda a Europa, o SECURE2 pretende transformar ideias em ação, contribuindo para um ecossistema de investigação mais sustentável, atrativo e capacitado. 

A NOVA orgulha-se de fazer parte desta rede e, na fase inicial do projeto, vai focar-se na identificação dos pontos de intervenção para implementar um plano de ação institucional em linha com as principais recomendações do RCF. Os esforços institucionais coletivos deverão contribuir para a obtenção do selo HR Excellence in Research da Comissão Europeia e para o desenvolvimento de um ecossistema de investigação científica na NOVA mais atrativo, alinhado com as boas práticas das instituições de referência e as mais recentes políticas europeias. 

  Poderá sabe mais sobre o projeto SECURE2 aqui