pixel Sessão Solene NOVA IMS 2022 | Universidade NOVA de Lisboa

Sessão Solene NOVA IMS 2022

Um momento para homenagear os alunos, premiados e diplomados, do ano 2021, bem como docentes que se destacaram no ano passado. Veja as imagens da festa e recorde as palavras do Reitor da NOVA, João Sàágua

"Sra. Ministra da Coesão Territorial, Doutora Ana Abrunhosa

Senhor Diretor, Prof. Miguel de Castro Neto,

Sr. Presidente Cons. do Instituto, Prof. Luís Teles Dias

Sr. Presid. Cons. Científico, Prof. Pedro Simões Coelho

Sra. Presid. Cons. Pedagógico, Profª Manuela Aparício

Senhoras e senhores Membros da Equipa Reitoral

Srªs Directoras e Srs Diretores das Unidades Orgânicas da NOVA

Sra Presidente da Associação de Estudantes da NOVA-IMS Constança Rodrigues e nela todos os estudantes da NOVA IMS

Caros representantes das instituições parcerias da Nova IMS

Senhoras e Senhores Professores

Minha senhoras e meus senhores,"

 

Sejam muito bem-vindos à Universidade NOVA de Lisboa, nesta ocasião tão especial que é a celebração dos 33 anos da NOVA Information Managment School (a NOVA IMS). Hoje é um dia de festa e temos muitas razões para celebrar.

Começo por destacar o excelente serviço público que a NOVA IMS tem vindo a prestar ao país e à sociedade, há mais de 30 anos, cumprindo de forma exemplar a missão desta Universidade: servir a sociedade através do conhecimento. E a IMS tem-no feito de forma inovadora e com sempre crescente excelência.

Inovadora, desde logo, no propósito subjacente à criação do então ISEGI (Instituto de Estatística e Gestão de Informação): responder à escassez de quadros superiores qualificados na área da gestão e tecnologias de informação. Uma aposta, inédita na altura, que se revelou um sucesso, comprovado, aliás, pela elevadíssima empregabilidade dos quadros superiores aqui formados.

Inovadora, também, na natureza da própria área científica que escolheu: a interface e a interacção entre dados e gestão. Dados que no início eram marcadamente estatísticos e têm agora, também, grande foco nos big data; gestão, cujo âmbito se foi alargando, dada

a prevalência crescente dos dados, envolvendo, agora, instituições, públicas e privadas, e seus os processos, na medida que aquelas e estes dependam de dados.

Inovadora, por fim, no modo como concebe, hoje, a concretização da sua missão, orientada pelo moto “from data to value” e materializada num portfolio formativo virado para o futuro, numa agenda de investigação com tópicos de fronteira para a área e numa agenda de inovação com grande impacto no desenvolvimento das instituições com quem colabora.

E é neste âmbito que importa o considerar a crescente excelência do desempenho da NOVA IMS. Partilho, então, alguns factos e números.

Ao nível do Ensino

· A procura da Licenciatura em Gestão de Informação está em 1.º lugar nesta área, a nível nacional, nos últimos 5 anos.

· E a procura da Licenciatura em Sistemas e Tecnologias está em 1.º lugar nos últimos 8 anos, a nível nacional.

· A Licenciatura em Ciência de Dados, quesó está em funcionamento há 2 anos, mas nesse breve período obteve a 2.ª posição ma procura a nível nacional e a 1.ª em Lisboa.

· Se considerarmos agora os mestrados, a Escola tem dois mestrados nº 1 do Mundo pelo Ranking da Eduniversal, um em Information Management e outro em Data Science and Advanced Analytics, e tem mais dois outros muito bem colocados, juntamente com três pós-graduações.

· Muito relevante é ainda notar que cerca de um terço dos alunos inscritos em curos conferentes de grau são estrangeiros, o que mostra bem o perfil internacional da escola.

Ao nível da Investigação,

· Nos últimos 3 anos, a NOVA IMS tem produzido anualmente cerca de 160 publicações em revistas indexadas internacionalmente, com um impacto que está 91% acima da

média mundial para a área, o que é impressionante. E 48% das publicações são feitas em co-autoria internacional.

· 22% destas publicações estão no Top10% das mais citadas mundialmente e cerca de um terço estão publicadas em revistas que pertencem ao Top10% das mais citadas no mundo, nas respectivas áreas.

· Desde o início de 2021 e até agora, foram angariados 6 novos projetos de I&D com financiamento internacional, no montante global de quase 3 milhões de euros e a nível nacional foram angariados mais 5 projetos, que totalizam mais de 1 milhão de euros de financiamento.

· Deixo aqui, também, uma nota muito especial de parabéns aos Professores Tiago Oliveira, Paulo Rita, Aleš Popovič , Fernando Bação, Mauro Castelli, Manuela Aparício, Pedro Cabral, Leonardo Vanneschi e Jorge Miguel Bravo, que foram reconhecidos pelo impacto da sua investigação ao longo de 2021, pelo World’s Top 2% Scientists List elaborado pela Universidade de Stanford. O Professor Tiago Oliveira está ainda na restrita lista dos investigadores mais citados do mundo, recentemente divulgada pela Clarivate, sendo 1 dos 20 investigadores em Portugal que integram esta lista.

E, em termos de ligação da NOVA IMS à Sociedade:

· A IMS originou uma spin-off formalmente reconhecida como spin-off da NOVA, a BilD Analytics, que emprega mais de 50 pessoas e foi recentemente adquirida por uma grande empresa britânica, a Ascent.

· A IMS conta ainda com vários alumni com empresas de sucesso, de que é exemplo a YData.

· E em 2021, a IMS submeteu a sua primeira patente internacional, que certamente será a primeira de muitas.

***

Este desempenho de excelência da NOVA IMS só tem sido possível de alcançar graças ao valor e dedicação de todos aqueles que fazem parte desta grande escola: professores, investigadores, estudantes, funcionários, sem esquecer, naturalmente, os seus antigos alunos.

Quero, por isso, expressar o meu mais profundo reconhecimento a cada um de vós, por dignificarem esta instituição e, com isso, honrarem o nome da Universidade NOVA. Bem hajam! Aproveito para desejar a todos Festas Felizes e um óptimo 2023.

Quais são, então, os grandes desafios que, no entender do Reitor, se colocam à IMS para continuar a assegurar a excelência da sua actividade?

Salientarei cinco:

No ensino, o reforço da internacionalização, seja através do aumento de alunos e docentes internacionais, onde a IMS já é um exemplo dentro da NOVA, seja agora pela expansão da oferta formativa fora de Portugal, no campus da NOVA no Cairo, onde a IMS é uma das três escolas da NOVA presentes.

Na investigação, a aposta na, mais que justa, passagem da classificação atribuída ao MagIC pela FC&T de muito bom para excelente, e no aumento de financiamento internacional, nomeadamente, através da participação em projectos no âmbito do programa Horizon Europe.

Na 3ª missão: a implementação regular de iniciativas de incubação spin-offs da NOVA resultantes de ideias nascidas no IMS (que permitam repetir o sucesso da BilD Analytics), e a aceleração de start-ups nas áreas de intervenção da IMS com parceiros externos.

O 4º desafio é o da colaboração interna. Hoje os grandes desafios da agenda do conhecimento são muito complexos. Essa complexidade envolve colaboração interdisciplinar. Dados e gestão de dados são elementos críticos na solução muitos desses desafios. As outras Escolas da NOVA precisam da IMS e reciprocamente. O caminho da colaboração está cada vez mais a ser

percorrido dentro da nossa universidade e ele será condição crítica do sucesso da NOVA, no futuro.

O 5º e último desafio é mais transversal e mais difícil. Conseguir novas instalações para realizar tudo isto nas melhores condições possíveis.

+++

Não posso deixar de enaltecer o trabalho desenvolvido nos últimos 4 anos pela anterior direcção, liderada pelo Prof. Pedro Saraiva, com quem a NOVA continua a contar, com a sua dedicação e competência, agora como parte da Equipa Reitoral.

E, naturalmente, não posso terminar sem dirigir umas breves palavras ao novo Director, o Prof. Miguel de Castro Neto. Primeiro, para o saudar por ter assumido este desafiante compromisso, e encorajá-lo a continuar a desenvolver o projeto académico desta escola, com igual ou maior excelência, projecto que, como vimos, é um projeto de crescimento, de inovação e de fazer a diferença na sociedade. Depois para lhe dizer que estou certo

que a sua vasta experiência, visão e arrojo serão uma enorme mais-valia para a IMS. Por fim, para lhe reiterar que a Universidade NOVA cá estará para o apoiar e à sua Escola no que for necessário, nomeadamente, mas não exclusivamente, no que respeita ao desafio das novas instalações, onde há novos e importantes desenvolvimentos, que estou já a acompanhar e a apoiar.

+++

A NOVA IMS é um hoje uma escola não muito grande em dimensão, mas muito grande em talento e sucesso. E é um orgulho para a Universidade NOVA. Parabéns à NOVA IMS! Muito obrigado"