O projeto apresentado pela equipa de especialistas da FCT NOVA promete tornar mais eficiente o tratamento de água residuais.
A AquaInSilico (AIS), empresa spin-off da Universidade NOVA de Lisboa, constituída por uma equipa de especialistas da FCT NOVA, foi a vencedora da 9ª edição do Prémio “Empreendedorismo e Inovação 2022” promovido pelo Crédito Agrícola, na categoria “Economia Circular e Biotecnologia Sustentável”, com o projeto “Phos2Recycle – Phosphorus Biofertilizers”.
Este projeto inovador recorre a algoritmos de inteligência artificial para simular virtualmente os processos físicos, biológicos e químicos das ETARes contribuindo para que as Fábricas de Água possam ser uma resposta à atual escassez de água e de fertilizantes, que tem provocado prejuízos elevados na agricultura, e uma urgência em restabelecer a saúde dos oceanos.
Através do “Phos2Recycle – Phosphorus Biofertilizers”, o tratamento de água residuais torna-se muito mais eficiente, com efeitos bastante positivos a nível ambiental, económico e social.