Mantendo o 7º lugar entre as jovens universidades europeias, a NOVA obteve classificação máxima em 14 de 33 indicadores do ranking que avalia as diferentes dimensões da atividade académica. Registe-se ainda a entrada para o top da categoria ‘Female Authors’
É um sinal dos tempos: o número de ‘Female Authors’ revela-se um fator distintivo da NOVA em termos de igualdade de género em todos os rankings em que é avaliada – e o U-Multirank não é exceção. Segundo os resultados agora divulgados, a NOVA recebeu nota máxima no total de 14 indicadores – mais um do que no ano passado – e segura assim, isolada, o primeiro lugar a nível nacional.
Criado pela Comissão Europeia e cofinanciado pelo programa Erasmus+, em 2014, o U-Multirank é o maior ranking multidimensional que avalia as diferentes dimensões da complexa atividade académica. Ao todo, o U-Multirank analisou o desempenho de 2202 instituições de ensino superior em todo o mundo. Realce-se ainda que, entre as jovens universidades europeias – ou seja, as que têm menos de 50 anos – a NOVA ocupa a 7ª posição.
Além do indicador ‘Female Authors’, que considera a proporção de publicações com autores do sexo feminino, a NOVA obteve também pontuação máxima nas seguintes categorias:
– Publicações de investigação
– Publicações interdisciplinares
– Publicações profissionais
– Publicações de acesso livre
– Rendimentos de fontes privadas
– Publicações citadas em patentes
– Rendimento do desenvolvimento profissional contínuo
– Mobilidade dos estudantes
– Pessoal académico internacional
– Publicações conjuntas internacionais
– Mestrados a trabalhar na região
– Publicações conjuntas regionais”.