A Universidade NOVA de Lisboa acabou de ver assegurado o Estatuto de Laboratório Associado (LA) pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para 10 dos laboratórios a que se encontra ligada, segundo foi anunciado por aquela entidade, decorrente do concurso por ela lançado e de que agora se conhece o desfecho. O concurso contou com 45 candidaturas tendo sido desta 40 qualificadas para aquele efeito.
Estes 10 Laboratórios Associados (que são coordenados ou que contam com a participação da NOVA) irão beneficiar de um financiamento anual de 5,1M€ por um período de 5 anos, o que corresponde a 22% do orçamento anual disponível de aproximadamente 24M€.
Os Laboratórios Associados qualificados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia representam componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consistindo em instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ou consórcios de instituições de I&D que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional. Nesse sentido, estes laboratórios devem assegurar uma dimensão de recursos humanos e infraestrutura científica que lhes permita, de forma sustentada, a promoção de carreiras científicas e técnicas para doutorados.
A avaliação das candidaturas submetidas ainda em 2020, e agora divulgada, foi conduzida por um painel nacional coordenado pelo Professor Manuel Nunes da Ponte, o qual contou ainda com a colaboração de um conselho científico internacional.
Segue, abaixo, a lista dos 10 Laboratórios Associados que se encontram ligados à Universidade NOVA de Lisboa, e cujas candidaturas receberam aprovação:
I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (NOVA FCT)
LS4FUTURE– Ciências da Vida para um Futuro Saudável e Sustentável (NOVA ITQB – coordenação, NOVA Medical School)
LAQV/REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (NOVA FCT)
CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade ( NOVA FCT)
ARI-NET – Rede de Infraestruturas em Investigação Aquática (NOVA FCT)
I4HB – Instituto para a Saúde e a Bioeconomia (NOVA FCT);
RISE – Rede de Investigação em Saúde: do Laboratório à Saúde Comunitária (NOVA Medical School)
LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (NOVA FCT)
REAL – Translação e Inovação para a Saúde Global (NOVA Medical School)
IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (NOVA FCSH)
Dois destes Laboratórios Associados, o i3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação da NOVA FCT, e o LS4FUTURE, Ciências da Vida para um Futuro Saudável e Sustentável da NOVA ITQB, alcançaram a classificação máxima (100%) na avaliação efetuada pela Fundação para Ciência e a Tecnologia.