A UNESCO atribuiu à Universidade NOVA de Lisboa, através do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), a cátedra sobre O Património Cultural dos Oceanos, dirigida por João Paulo Oliveira e Costa.
A sessão de apresentação terá lugar na Reitoria da NOVA, no dia 21 de junho de 2016, pelas 15h00, e contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.
A Cátedra procura o desenvolvimento de uma rede inovadora de instituições e investigadores nas áreas do património cultural, em particular do marítimo e subaquático, à luz da Convenção 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático. Outros objetivos passam também pela promoção da cooperação internacional entre universidades, estabelecimento de parcerias no âmbito das instituições de ensino superior; reforço das competências institucionais através da partilha do conhecimento; estabelecimento de trabalho colaborativo; incremento da mobilidade dos estudantes e sensibilização da importância do património cultural, estabelecendo uma rede de entidades através de três continentes: áfrica, Europa e América. Será expandida a ação de intervenção para o páblico em geral, permitindo a partilha de experiências, materiais e conhecimento através da investigação e da educação.
Prevê-se que sejam implementadas atividades que tenham como finalidade contribuir para um profundo conhecimento do património do oceano, da cultura marítima e da interação comunitária, desenvolvendo atividades de investigação e atividades educativas, a dinamização de estudos Pós graduados, cursos de curta duração, seminários e conferências, permitindo o intercâmbio de estudantes entre os parceiros. O trabalho será desenvolvido mediante três linhas de ação: investigação, educação e sensibilização.
Vários países encontram-se associados a esta Cátedra, pioneira na área – Cabo Verde, Espanha, Colômbia e Brasil -, bem como diversas entidades nacionais e a Comissão Nacional da UNESCO. De entre estas entidades, o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), o Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História Contemporânea (IHC).
João Paulo Oliveira e Costa, docente responsável iniciativa, é catedrático do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e, desde 2002, diretor do CHAM.
Site da Cátedra: http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/catedra/index.html
Notícias relacionadas:
- Cátedra UNESCO sobre os oceanos lançada na Universidade Nova de Lisboa
- Universidade Nova lança cátedra dedicada aos oceanos com chancela da UNESCO
- NOVA apresenta Cátedra UNESCO – Património Cultural dos Oceanos
fonte: www.fcsh.unl.pt
atualizada 17.junho.2016