pixel Universidade NOVA de Lisboa assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência   | Universidade NOVA de Lisboa

Universidade NOVA de Lisboa assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência  

A celebração anual do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a 3 de dezembro, visa promover a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência, em todas as esferas da sociedade. 

Este compromisso foi reforçado com a adoção da Convenção das Pessoas com Deficiência, em 2006, e pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. 

O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para celebrar, em 2023, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é "Unidade na ação para salvar e alcançar os ODS para, com e pelas pessoas com deficiência".Na sua visão de ser uma universidade global e cívica, a Universidade NOVA de Lisboa assinala esta importante data para destacar a necessidade de promover um ambiente mais inclusivo em todos os campi da NOVA. 

"Na Universidade NOVA de Lisboa, estamos empenhados em criar um ambiente académico e de trabalho que valorize e respeite a diversidade. O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é, por isso, uma oportunidade para reforçar o nosso compromisso com a inclusão e com a igualdade", afirma o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua. 

Sendo a inclusão e a igualdade de oportunidades parte integral dos seus valores e essencial para a concretização da sua missão, a NOVA pretende continuar a trabalhar no sentido de eliminar as barreiras físicas e culturais que ainda existem à integração das pessoas com deficiência e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível para todas e todos.

No âmbito do Gabinete de Igualdade e Inclusão da Reitoria da NOVA, foram já iniciados encontros com associações da sociedade civil promotoras dos direitos das pessoas com deficiência para identificar problemas e concertar a procura de soluções. 

Assista ao vídeo preparado pela ONU para assinalar esta data em 2023