pixel Universidade NOVA de Lisboa designa Comissão Independente | Universidade NOVA de Lisboa

Universidade NOVA de Lisboa designa Comissão Independente

A Universidade NOVA de Lisboa tem vindo a adotar progressivamente um modelo de desenvolvimento baseado na abertura à comunidade nacional e internacional, inovando face a modelos assentes numa Academia voltada para si própria.

Esta estratégia tem vindo a materializar-se com sucesso na Universidade e, muito em particular, na Nova SBE, que, beneficiando das melhores práticas, é hoje, em Portugal e internacionalmente, uma referência na sua área de atuação.

Contudo, o seu sucesso, visível, verificável e comparável, foi questionado na comunicação social através de notícias e artigos de opinião que ora denunciavam supostas limitações à liberdade académica ora questionavam a relação que a Nova SBE mantém com a comunidade, nomeadamente com o tecido empresarial nacional.

Neste contexto, o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, no âmbito das suas responsabilidades e competências, entendeu proceder a uma auscultação de todos os envolvidos, tendo concluído que não existe qualquer limitação à liberdade académica na Nova SBE.

Com o objetivo de aprofundar o caminho que tem vindo a ser prosseguido e reforçando ainda mais a transparência das relações entre a faculdade e as empresas e instituições suas parceiras, o Reitor da NOVA, o Diretor da Nova SBE e o seu Presidente do Conselho Científico decidiram criar uma Comissão Independente.

A Comissão é composta por personalidades de grande mérito e reconhecida independência, maioritariamente académicos com responsabilidades de gestão no ensino superior, todas externas à Universidade. A Comissão terá como principal missão, por um lado, analisar e salvaguardar a liberdade académica na Escola e, por outro, verificar e garantir a independência da Escola no relacionamento com os seus parceiros institucionais, públicos e privados.

Esta Comissão contribuirá também com recomendações sobre as melhores práticas internacionais para a articulação da esfera pública e privada, no âmbito da Academia, que a Universidade NOVA de Lisboa se compromete a seguir escrupulosamente, tornando-as transversais a toda a instituição.

A Comissão apresentará o programa de trabalhos em setembro e os resultados finais no fim do presente ano, os quais serão tornados públicos pela própria Comissão.

A Comissão é constituída pelas seguintes personalidades (por ordem alfabética):

  • António Bento, University Southern Califórnia
  • Arlindo Oliveira, Instituto Superior Técnico
  • Daniel Bessa, Porto Business School
  • Francisco Veloso, Imperial College Business School
  • Maria Manuel Mota, Instituto de Medicina Molecular
  • Mónica Bettencourt, Instituto Gulbenkian de Ciência
  • Maria Manuel Leitão Marques, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, eurodeputada (que coordena a Comissão)

Acompanha ativamente os trabalhos da Comissão, com o estatuto de observador, um membro do Conselho de Curadores da Universidade NOVA Lisboa, por convite do Reitor:

  • José Luís da Cruz Vilaça, advogado e ex-juiz do Tribunal de Justiça da União Europeia

A Comissão conta com a colaboração permanente dos seguintes membros da Nova SBE:

  • Álvaro Ferreira da Silva, Professor Associado da Nova SBE
  • Antonieta Cunha e Sá, Professora Catedrática da Nova SBE

A Nova SBE orgulha-se do caminho que tem percorrido com o contributo dos seus alunos, professores, colaboradores, parceiros institucionais e empresariais e está firmemente comprometida em manter o patamar de excelência internacional que a caracteriza e que contribui para o desenvolvimento de Portugal e para a projeção da sua Academia.

A Universidade NOVA de Lisboa reconhece a excelência científica e académica da NOVA SBE, dos seus centros de investigação e do seu corpo docente, várias vezes avaliada internacionalmente, bem como o caráter inovador de muitas das suas iniciativas.

A Universidade NOVA de Lisboa orgulha-se de todas as suas Escolas prestarem um elevado serviço público ao país e às famílias portuguesas, com qualidade de referência internacional, nas suas áreas de missão: ensino, investigação e colaboração com a sociedade.