Teve lugar no dia 8 de março de 2016, a assinatura de um consórcio entre a Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) e a José de Mello Saáde (JMS). O Consórcio agora criado, o “Tagus Academic Network for Knowledge” (TANK), concilia a prática hospitalar com o ensino e a investigação.
A cerimónia decorreu na Reitoria da NOVA, e contou com as presenças do Reitor da NOVA, António Rendas, e do Presidente da JMS, Salvador de Mello, assim como de Pedro Pita Barros, presidente do Conselho Diretivo do TANK.
O ‘Tagus Academic Network for Knowledge’ terá um Conselho Diretivo constituído por dois elementos de cada uma das instituições e um Conselho Consultivo, e pretende reforçar a colaboração entre as duas instituições, uma vez que a José de Mello Saáde e a Universidade Nova de Lisboa, através da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, são parceiros de longa data na formação médica.
Entre os objetivos do Tagus TANK destacam-se:
- A aplicação do conhecimento científico na área da saáde, e a consequente melhoria da qualidade dos cuidados prestados, através da identificação e disseminação de boas práticas nas diferentes áreas, designadamente no ensino, na investigação e na prática clínica;
- A modernização e qualificação da educação médica e de outros profissionais de saáde, tanto na vertente pré-graduada, como na vertente pós-graduada (incluindo formação continuada de médicos especialistas), através do desenvolvimento conjunto de programas de formação académica em medicina, ciências biomédicas e da saáde, com particular destaque para programas de doutoramento;
- A associação do consórcio à NOVA, para funções de ensino e investigação, dos médicos doutorados que exerçam atividade clínica em unidades de prestação de cuidados de saáde da JMS;
- O estabelecimento de grupos de investigação conjuntos com vista à cooperação entre investigação básica e investigação clínica;
- A promoção de projetos de investigação clínica, epidemiológica e de translação;
- O reforço de uma cultura focada na excelência académica e clínica e desenvolvimento de projetos conjuntos que melhorem os cuidados clínicos prestados e respectivos outcomes para os doentes;
- O reforço da cooperação internacional tanto para a investigação como para a formação avançada;
- A captação de financiamentos externos nacionais e/ou internacionais que apoiem o desenvolvimento de programas de formação e/ou de investigação específicos a desenvolver no âmbito deste Consórcio.
Algumas disciplinas ministradas no curso de Medicina da NOVA Medical School| Faculdade de Ciências Médicas são já lecionadas nas Unidades CUF e especialmente no Hospital CUF Infante Santo, onde uma equipa de quatro médicos – dois catedráticos e dois auxiliares – e oito assistentes assumem o ensino das disciplinas de otorrinolaringologia, gastrenterologia e pneumologia. Com o Consórcio TANK será alargada também a cooperação no ensino de outras áreas médicas.
Notícias relacionadas:
- Grupo Mello e Nova criam consórcio que aposta na investigação e ensino
- José de Mello Saáde e Universidade Nova vão aproximar o hospital e a investigação
- Grupo Mello e Nova de Lisboa lançam centro de investigação e formação de médicos
- Mellos e Nova criam centro de investigação
- Grupo Mello Saáde e Universidade Nova de Lisboa unem-se em centro de investigação
- Tagus TANK: conciliar a prática hospitalar com o ensino e a investigação
- Universidade Nova de Lisboa e José de Mello Saáde criam Consórcio para a investigação e o ensino
- José de Mello Saáde e Universidade NOVA criam consórcio para a investigação e o ensino
publicada 8.março.2016