pixel Universidade NOVA de Lisboa lamenta morte do Professor José Rueff  | Universidade NOVA de Lisboa

Universidade NOVA de Lisboa lamenta morte do Professor José Rueff 

É com profundo pesar que a Universidade NOVA de Lisboa lamenta o desaparecimento do Professor José Rueff Tavares, figura proeminente na nossa comunidade académica.  

O Reitor da NOVA, João Sàágua, e a Diretora da NOVA Medical School (NMS), Helena Canhão, expressam os seus mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas do Professor José Rueff neste momento de pesar. 

Coordenador do Centro de Toxicogenómica e Saúde Humana da NMS desde 2015, José Rueff desempenhou um papel fundamental na história da Universidade Nova de Lisboa, tendo integrado a equipa reitoral durante os períodos de 1992 a 1999 e de 2003 a 2007.  

Ao longo da sua carreira, foi reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho exemplar, tendo sido agraciado com diversos prémios, incluindo o Prémio 'Estímulo à Excelência' da Fundação da Ciência e Tecnologia, o Prémio Burdinola de Genética Molecular e o Prémio Piaui de Ciências Médicas, entre outros. 

Autor de 220 trabalhos de investigação publicados em revistas internacionais, a sua vasta produção científica testemunha também o seu compromisso com o avanço do conhecimento e da ciência.  

Além disso, José Rueff desempenhou importantes funções como perito especializado numa série de comités internacionais, contribuindo para a regulação e segurança de substâncias carcinogénicas, mutagénicas e teratogénicas.