pixel Vida na NOVA cada vez mais verde   | Universidade NOVA de Lisboa

Vida na NOVA cada vez mais verde  

Protocolo com Sociedade Ponto Verde visa aumentar compromisso com a sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Um jardim com mais árvores, para aumentar a sombra e reduzir o vento, e ainda contribuir para a redução do dióxido de carbono – recorrendo, para isso, a espécies de crescimento lento e menos consumidoras de água. Bancos de jardim feitos com material reciclável, que possam ser ponto de encontro e acolher igualmente reuniões de trabalho fora de portas. Percursos pedonais e passadeiras de nível, a par de estacionamento próprio para quem tem mobilidade reduzida e para quem se desloca de bicicleta. Apostar numa rega e iluminação ambientalmente corretas, para reduzir o impacto no consumo e também na natureza à nossa volta.  

Mas não só: as várias iniciativas em nome do ambiente que já decorrem na NOVA contam agora com um novo impulso, com a assinatura, esta segunda-feira, dias 6, de um protocolo com a Sociedade Ponto Verde, que visa aumentar o compromisso da Universidade com a sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  

“Empenhada em afirmar-se como uma universidade cívica e global, ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente sustentável, a vida na NOVA ganha hoje um novo folego”, sublinhou Júlia Seixas, Pró-Reitora para a sustentabilidade, na apresentação da parceria.  Além da dinamização de iniciativas para sensibilizar a comunidade da Universidade NOVA, está ainda previsto o apoio na identificação de infraestruturas e equipamentos que promovam a recolha seletivas de embalagens. 

“É uma parceria essencial porque fornece os instrumentos necessários às diferentes escolas da NOVA para poderem trabalhar uma componente que deve merecer toda a nossa atenção, como é o caso da reciclagem de embalagens”, salientou ainda Júlia Seixas, secundada pelo vice-reitor, João Amaro de Matos, que sublinhou ainda a ideia de "as práticas individuais serem compatíveis com o que desejamos que a sociedade faça". 

Em nome da EPAL, Luísa Branco congratulou-se ainda com o desafio entretanto também lançado para consumo exclusivo de água da torneira. 

Perante o retrato feito e o rol de intenções anunciado,  Ana Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, foi perentória: “é um compromisso de civismo e de cidadania. Contem connosco; nós contamos com vocês”.