pixel João Amaro de Matos | Universidade NOVA de Lisboa

João Amaro de Matos

João Amaro de Matos - Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Coordena a área de Desenvolvimento Internacional

João Amaro de Matos é Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, responsável pelo Desenvolvimento Internacional da instituição. Foi já subdiretor para as Relações Institucionais da Nova SBE, sendo o principal responsável por contatos Institucionais e a estratégia internacional, incluindo acreditações, rankings, redes e alianças desde 2005.

Criou e desenvolveu a licenciatura em Gestão (1996-2001), dirigiu o Doutoramento em Economia (2003-2009), criou o Doutoramento em Finanças (2004-2009) e, mais recentemente, dirigiu o Doutoramento em Gestão (2010-2015).

Como membro da Comissão Executiva do CEMS (desde 2008), presidiu o Comité de Investigação e Doutoramento do CEMS (2010-2014) e foi eleito, em 2016, para presidir o Comité de Qualidade e Garantia do CEMS. Foi ainda nomeado pela EFMD como especialista em desenvolvimento de educação empresarial em Cuba.

Doutorado em Gestão pelo INSEAD (1995) e em Física pela Universidade de São Paulo (1988), foi professor convidado na Universidade de Heidelberg (1988-89), na London School of Economics (2002) e no MIT (2012).

Atualmente leciona na Nova SBE temas como Finanças Empresariais, Investimentos, Derivados, Gestão de Risco e Finanças em Tempo-Contínuo, em programas de licenciatura, mestrado, pós-graduação, MBA e doutoramento. Além disso, é ainda regularmente professor convidado em várias faculdades europeias e brasileiras, tais como INSEAD, HEC Geneva, INSPER e Fundação Getúlio Vargas.

O seu trabalho de investigação, publicado nos Journal of Econometrics, European Journal of Finance, Mathematical Finance, Journal of Statistical Physics e Physica A, entre outros, incide sobre problemas econométricos relacionados com os testes de American Option Pricing Models, na área dos preços de ativos em mercados incompletos e, mais recentemente, tem-se focado em modelar o impacto da interação social em transações de mercado. Tem publicados mais de 50 trabalhos científicos, entre os quais livros, capítulos, artigos e apresentações em conferências.

É ainda autor do livro "Theoretical Foundations of Corporate Finance", (Princeton University Press, 2001) e, mais recentemente, do livro "Sustainability and Organizational Change Management" (Routledge, 2015) em conjunto com Stewart Clegg.

João Amaro de Matos participou já em numerosas conferências e seminários e tem orientado inúmeras teses de mestrado e doutoramento na área das Finanças e Economia. Em 2007, fundou as Reuniões Luso-Brasileiras de Finanças que desde então organiza anualmente.