pixel João Amaro de Matos | Universidade NOVA de Lisboa

João Amaro de Matos

João Amaro de Matos - Vice-Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Coordena a área de Desenvolvimento Internacional

João Amaro de Matos é Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa desde setembro de 2017, responsável pelo Desenvolvimento Internacional da instituição. É responsável pela estratégia internacional da Universidade incluindo acreditações, rankings, mobilidade, projetos de cooperação e contribuições para redes e alianças.

Sob sua orientação, a sua equipa criou uma base de dados da Comunidade NOVA no mundo, a ser utilizada para apoiar uma estratégia de comunicação, fundraising, colocação de talentos e recrutamento internacional. É também responsável pelo desenvolvimento da estrutura NOVA 4 the Globe, sob a qual são coordenadas todas as atividades institucionais focadas na sustentabilidade e impacto social da Universidade, nomeadamente as relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, durante o seu mandato, a Universidade desenvolveu um Foundation Programme que recruta e prepara candidatos às licenciaturas da NOVA provenientes de mais de 45 países de fora da União Europeia.

João Amaro de Matos é Professor catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics, doutorado em Física Matemática pela USP, Brasil (1988) e doutorado em Finanças pelo INSEAD (1995). No período 2005-2017, foi Subdiretor da Nova SBE, responsável pelos contatos institucionais e estratégia internacional, incluindo acreditações, rankings, networking e alianças. Criou e desenvolveu a licenciatura em Gestão (1996-2001), e dirigiu os diversos Programas de Doutoramento. Como membro da Comissão Executiva do CEMS (desde 2008), presidiu o Comité de Investigação e Doutoramento (2010-2014) e foi eleito em 2016 para presidir o Comité de Qualidade e Garantia do CEMS. Além disso, foi nomeado pela EFMD como especialista em desenvolvimento de educação empresarial em Cuba.

Em termos de investigação, trabalhou em problemas econométricos relacionados com os testes de American Option Pricing Models e recentemente tem-se focado em modelar o impacto da interação social nos mercados. A sua investigação foi publicada em revistas representativas de Física e Finanças. Publicou em 2002 um livro, ao nível de pós-graduação, pela Princeton University Press sobre Finanças Corporativas, intitulado "Theoretical Foundations of Corporate Finance" e, mais recentemente, pela Routledge, o livro " Sustainability and Organizational Change Management" em conjunto com Stewart Clegg. Atualmente ministra cursos de Investimentos, Derivados e Finanças Empresariais, e visita regularmente diversas instituições da Europa e América do Sul.