pixel Júlia Seixas | Universidade NOVA de Lisboa

Júlia Seixas

Júlia Seixas é Pró-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, coordenando a área da sustentabilidade e a plataforma NOVA 4 The Globe desde novembro de 2021.

É Professora Associada com Agregação na NOVA School of Science and Technology (NOVA FCT) da Universidade NOVA de Lisboa, onde é presidente do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente desde 2017. Foi membro do conselho científico da NOVA FCT (2014- 2020) e é membro da comissão de ética da NOVA FCT. É fellow da Academia Portuguesa de Engenharia desde 2018.

Coordenou (2008-2021) o grupo Energia & Clima no centro de investigação CENSE, dedicado a I&DI em neutralidade climática e resiliência de sistemas energéticos. Tem cerca de 80 artigos publicados, e coordenou e/ou participou em mais de 20 projetos obtidos em competição aberta, nacionais e europeus. É frequentemente convidada para coordenar estudos de suporte a políticas públicas nacionais, tendo resultado já em mais de uma dezena de peças legislativas e dois documentos de visão, incluindo a Estratégia de Longo Prazo para a neutralidade de carbono da economia portuguesa até 2050, submetida à UNFCCC pelo governo Português.

Desde 2016 coordena o Climate-KIC Hub Portugal e lidera os programas de educação, incluindo a Journey Summer School, Pioneers into Practice e o programa Climate Innovation Leadership. Julia Seixas é membro da comissão científica do Programa de Doutoramento conjunto em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Lisboa - Universidade NOVA desde 2009; coordenadora do painel de Ciências Climáticas e Alterações Climáticas do Programa MIT Portugal; presidente do júri do Prémio da Associação Portuguesa de Energias Renováveis ​​desde 2019; Membro da Comissão Científica da Fundação Calouste Gulbenkian do Programa de Bolsas Novos Talentos Científicos para a Sustentabilidade Ambiental desde 2021; perita independente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa de Recuperação e Resiliência do governo Português, desde 2021.

Julia Seixas co-fundou uma empresa de consultoria em economia de carbono (2004-2012). Como cientista contribuinte para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), recebeu o reconhecimento pelo Prémio Nobel da Paz da Fundação Nobel em 2007. É apaixonada em ser mentora de jovens para a ação climática e sustentabilidade.

Coordena a área da Sustentabilidade e a Plataforma NOVA 4 The Globe