Escolas e Institutos da NOVA

0%
Estudantes que recebem ajuda financeira significativa

2022

0%
Docentes seniores mulheres

2023

0
Lugares nas Residências Universitárias da NOVA

2023

0
Consultas subsidiadas de psicologia e psiquiatria

2023

Cada escola, uma realidade única

Composta por nove escolas, a jornada de Sustentabilidade da NOVA enfrenta o duplo desafio de trabalhar para uma visão comum para o futuro ao mesmo tempo que se atende às especificidades de cada escola. A dispersão territorial é também um desafio: estão localizadas em oito campi (Campolide, Carcavelos, Caparica, Junqueira, Oeiras, Avenida de Berna, Santana e Lumiar) e em quatro municípios (Lisboa, Almada, Oeiras e Cascais).

Estes são espaços diversos e dinâmicos, incluindo áreas verdes dentro de um conceito de campus aberto. Os pedestres têm prioridade e podem caminhar ao redor de edifícios multifuncionais que englobam salas de aula, laboratórios, cantinas, escritórios e centros desportivos. Cada escola apresenta a sua estrutura organizacional , de governança e gestão das suas questões mais materiais, que vão desde o consumo de energia e água, mobilidade, diversidade, equidade e inclusão. A reitoria da NOVA e os serviços sociais desenvolvem iniciativas transversais, abordando tópicos comuns a todas as escolas, fomentando a sustentabilidade dos processos, infraestruturas e serviços prestados.

Indicadores de Sustentabilidade Ambiental


Localizada em Almada, a NOVA FCT é uma das maiores escolas de ciência e engenharia de Portugal, com 27 edifícios, incluindo instalações residenciais e de lazer e um charco natural. Mais de 50% da área do campus é dedicada a espaços ao ar livre, e existem quatro postos de carregamento para veículos elétricos. A escola serve uma comunidade de aproximadamente 9 074 pessoas, disponibilizando amplas comodidades e espaços verdes para os seus estudantes e colaboradores. A FCT tem uma página dedicada à sustentabilidade, disponível aqui.


A NOVA FCSH está sediada entre a Avenida de Berna e o Campus de Campolide, em Lisboa, estando ambas as localizações ligadas por um serviço de shuttle. Focada nas ciências sociais e humanas, a escola ostenta a Bandeira Verde Eco-Escolas desde 2018. Com cerca de 6 173 estudantes e colaboradores, a NOVA FCSH oferece uma variedade de infraestruturas e espaços verdes que enriquecem a vida no campus. A FCSH tem uma página dedicada à sustentabilidade aqui.


Localizada em Carcavelos, com vistas privilegiadas para o mar, a NOVA SBE inclui espaços verdes abertos e instalações premiadas, com uma área total de campus de 78 347 m², dos quais 30 945 m² são dedicados a zonas verdes. A escola foi distinguida como Melhor Projeto Imobiliário do Ano em 2021 e acolhe uma comunidade de cerca de 5 709 pessoas. A NOVA SBE possui também a certificação Bandeira Verde da Associação Bandeira Azul da Europa. A SBE tem uma página dedicada à sustentabilidade aqui.


Situada na Colina de Santana, em Lisboa, a NMS é composta por uma combinação de instalações de investigação históricas e modernas, abrangendo uma área total de 19 345 m². O campus conta com dois postos de carregamento para veículos elétricos e é reconhecido como Eco-Escola desde 2015, tendo alcançado o estatuto de EcoCampus em 2022. A escola foca-se na investigação e ensino biomédico interdisciplinar, apoiando uma comunidade de aproximadamente 7 191 pessoas. A NMS tem uma página dedicada à sustentabilidade aqui.


Localizada no campus central de Campolide, em Lisboa, a NSL é especializada no ensino e investigação na área do Direito. O campus abrange 58 207 m², dos quais 16 907 m² são espaços verdes. O compromisso da escola com a sustentabilidade centra-se nos direitos humanos e direitos fundamentais. A NSL serve uma comunidade de cerca de 2 039 pessoas e está rodeada por diversas infraestruturas, incluindo uma residência universitária. A NSL tem uma página dedicada à sustentabilidade aqui


Sediado no Campus da Junqueira, em Lisboa, o IHMT funciona num edifício de 1958 com jardins amplos. O IHMT é designado como Centro Colaborador da OMS para Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde, pelo seu trabalho em iniciativas de desenvolvimento da saúde nos países de língua portuguesa. O ambiente do campus apoia a educação e a investigação para a sua comunidade de cerca de 944 pessoas.


O IMS está localizado no Campus de Campolide, em Lisboa, e oferece uma variedade de programas nas áreas das tecnologias de informação e da gestão. O campus ocupa uma área de 58 207 m², dos quais 16 907 m² são espaços verdes. Servindo uma comunidade de cerca de 1 448 pessoas, o IMS foca-se na oferta de oportunidades abrangentes de ensino e investigação.


Localizado em Oeiras, na Estação Agronómica Nacional, o ITQB NOVA ocupa uma área de 17 750 m² e está rodeado por espaços verdes, incluindo as vinhas do vinho de Carcavelos. O campus apoia a investigação interdisciplinar nas áreas das ciências da vida, química e tecnologias associadas, e está equipado com três postos de carregamento para veículos elétricos. O ITQB NOVA acolhe uma comunidade de cerca de 672 pessoas. O ITQB tem uma página dedicada à sustentabilidade aqui.


Situada no Campus do Lumiar, em Lisboa, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a ENSP é especializada em estudos pós-graduados e investigação na área da saúde. O campus tem uma área total de 14 693 m², sendo metade dedicada a espaços verdes. A ENSP é designada como Centro Colaborador da OMS para Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde e apoia uma comunidade de cerca de 461 pessoas.


A Reitoria e os Serviços de Ação Social estão localizados no Campus de Campolide, no edifício da Reitoria, premiado com o Prémio Valmor de Arquitetura. A edifício da Reitoria alberga diversos escritórios que apoiam o Reitor, as missões da Universidade e a comunidade NOVA, compondo uma equipa de cerca de 200 pessoas.