A semana dedicada à Sustentabilidade começou na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa e agora segue pelas várias unidades orgânicas. Saiba mais aqui.
“Temos nas nossas Faculdades, Institutos e Escolas, o conhecimento, o talento e a capacidade para, colaborando, assumir e enfrentar com sucesso os desafios da sustentabilidade. A existência desses recursos constitui uma vantagem competitiva, uma marca diferenciadora, e, acima de tudo, um dever. Um dever de cidadania científica e académica, que vai ao encontro da nossa responsabilidade e da nossa missão de servir, mais e melhor, a sociedade através do conhecimento. Estou certo de que aqui, mais uma vez, a NOVA dirá presente e estará do lado certo da história” assinalou João Sáágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, no início da conferência que lançou estes NOVA Sustainability Days 2024, na segunda-feira, 14, e que se prolongam até ao final da semana.
Com um programa que reafirma o compromisso da NOVA em proporcionar o debate e reflexão sobre os desafios globais, à luz da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a reflexão fez-se primeiro sobre a contribuição das universidades sobre a qualidade da democracia e, logo a seguir, sobre o seu papel em termos de desigualdades, inclusão e direitos humanos.
A tarde foi marcada pela apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica e Resiliência Climática da NOVA. Foi quando Júlia Seixas sublinhou a importância de serem aprovadas políticas e medidas que envolvam a comunidade. “As universidades devem funcionar pelo exemplo”.
As sessões completas podem ser vistas – ou revistas – aqui.
O programa segue, durante o resto da semana, com eventos diversos nas várias unidades orgânicas da NOVA.
Consulte aqui o calendário completo.