A terceira edição deste evento realizou-se num novo formato dadas as restrições impostas pela pandemia por COVID-19.
O NOVA Science Day regressou para a sua terceira edição no dia 22 de setembro, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.
Este ano, devido às restrições impostas pela Direcção Geral da Saúde (DGS) em resposta à pandemia por COVID-19, o evento foi transmitido em live streaming no canal de Youtube da NOVA para toda a comunidade académica e científica, a partir do auditório principal.
Este encontro de ciência tem como principal objetivo reunir e aproximar a comunidade científica da NOVA, bem como dar a conhecer a investigação que é produzida nesta universidade. Este ano foi dedicado à Sustentabilidade e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. (Reveja o Programa do NOVA Science Day 2020)
O Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, abriu o evento salientando que “a sustentabilidade é o principal desafio do século XXI”.
Seguiu-se o Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Manuel Heitor tendo o resto da manhã sido dedicado a apresentações de personalidades na área da investigação e inovação – o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Engenheiro Carlos Moedas; o representante do ERC na área das Engenharias e Ciências Físicas, Dr. Martin Penny; e ainda o Presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), Professor Eduardo Maldonado, para nos falar um pouco sobre o novo pacto ecológico europeu – Green Deal. O encontro contou ainda com uma apresentação de António Ferrari, Public Information Officer das Nações Unidas em Portugal.
À semelhança das edições anteriores, foi também entregue o Prémio de Investigação Colaborativa Santander-NOVA 2019/2020, na área das Ciências Sociais e Humanas que, desta vez, teve dois vencedores. A responsável pelo Santander Universidades Portugal, Sofia Frère, acompanhou o Reitor na entrega do Prémio aos projetos:
– InteliArt – “Inteligência Artificial: Efeitos no trabalho e emprego em Portugal”, dos investigadores Nuno Boavida, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA em colaboração com António Brandão Moniz, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA.
– Com @Rehab – “Comunicação para reabilitação interativa em realidade virtual”, das investigadoras Maria Micaela Fonseca, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, Rute Costa, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA e Ana Rita Londral, da Nova Medical School.
O Vice-Reitor para Internacionalização, Professor João Amaro de Matos, apresentou o posicionamento da NOVA nos rankings internacionais e a plataforma NOVA 4 the Globe. O Vice-Reitor para a Saúde, Professor José Fragata, dedicou a sua intervenção às várias iniciativas e investigação desenvolvidas pela NOVA no combate à pandemia.
O final da tarde foi marcado pelo lançamento de um livro na área da energia fotovoltaica, da autoria da Professora Elvira Fortunato, do Professor Rodrigo Martins e do Professor Hugo Águas.
O encerramento esteve a cargo da responsável por esta iniciativa, a Vice-Reitora para a Investigação, Professora Elvira Fortunato.