NOVA em força na Noite Europeia dos Investigadores 2024 

25 de Setembro, 2024

Várias escolas, institutos e plataformas estratégicas da NOVA asseguram a presença da universidade em três dos locais onde haverá atividades daquela que é considerada a maior festa anual da ciência cá e em toda a Europa, já que acontece em simultâneo em mais de 30 países e 300 cidades.  

Promovida pela Comissão Europeia desde 2005, a Noite Europeia dos Investigadores de 2024 decorre esta sexta-feira, 27, e é dedicada à ciência para os desafios globais. A entrada é livre.  

 

NOVA FCT
No próximo dia 27 de setembro, entre as 17h00 e a 00h00, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Jardim Botânico de Lisboa e o Jardim do Príncipe Real vão acolher algumas das ações que pretendem aproximar a ciência do público em geral.
A NOVA FCT participa com mais de 30 atividades, desde construir estruturas 3D, baseadas no conceito desse termo da mecânica que é a tensegridade, até transformar resíduos em produtos valiosos. Com propostas divertidas, jogos, demonstrações, vamos dar a conhecer o melhor do que se faz na NOVA FCT. 

Mais informação aqui 

 

ITQB NOVA 

A Noite Europeia dos Investigadores passa ainda pela Marina de Oeiras, onde haverá outro ponto de encontro para cientistas e público geral.
Organizado pelo ITQB NOVA, em parceria com o Município de Oeiras, o evento conta com múltiplas atividades interativas e educativas para dar a conhecer a ciência e os cientistas.
Tendo a inclusão como pano de fundo, esta Noite Europeia dos Investigadores pretende destacar a importância das vozes menos representadas e o papel da sociedade e das escolas na investigação científica.
O evento é gratuito e decorre das 16h às 22h. Não perca esta oportunidade única para explorar a ciência local! 

Mais informação aqui  

 

IHMT NOVA 

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical – IHMT NOVA estará também na Marina de Oeiras, entre as 16 e as 22 horas, representado por vários investigadores a divulgar uma série de projetos tão diversos como a MosquitoWEB ou a Resistência aos Antibióticos.  

Mais informação aqui 

 

ENSP NOVA 

A Escola Nacional de Saúde Pública da NOVA marcará igualmente presença no evento que terá lugar no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, onde procurará responder a duas questões maiores: será que a configuração dos espaços influencia a nossa saúde? E o design do espaço público?  

Através da visualização de um pequeno filme e participação em quizzes, será possível explorar com investigadoras da ENSP NOVA os atributos das comunidades saudáveis e como os ambientes de vida influenciam a incidência de doenças e sustentabilidade da vida no Planeta.  

Mais informação aqui 

 

NOVA Medical School 

Já a NOVA Medical School vai participar nos três locais anunciados para o distrito de Lisboa. De forma lúdica e divertida, mais de 30 investigadores e estudantes vão desafiar pessoas de todas as idades a descobrir a investigação do futuro da saúde. No Museu Nacional de História Natural e da Ciência (17h00 – 24h00), na Marina de Oeiras (16h00-22h00) e no do Pavilhão do Conhecimento (19h30-24h00).  

Mais informação aqui 

 

EUTOPIA_HEALTH 

O projeto EUTOPIA_HEALTH, financiado pela União Europeia através do programa Horizonte Europa, e no qual a Universidade Nova de Lisboa é parceira, estará presente na Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa e em Oeiras. 

Para além da partilha geral das atividades para os próximos anos do projeto em algumas bancas da NOVA FCT no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), na Marina de Oeiras destacaremos um projeto de Ciência Cidadã. Este projeto, conduzido pelo ITQB NOVA, será lançado nos próximos meses e tem como objetivo monitorizar a qualidade da água das praias, contando, para isso, com a participação ativa de todos! 

Mais informação sobre o EUTOPIA_Health 

 

NOVA Institute for Medical Biology Systems – NIMSB 

Já o NOVA Institute for Medical Biology Systems – NIMSB faz a sua estreia nesta Noite Europeia dos Investigadores na Marina de Oeiras, onde apresentará uma mesa interativa, dedicada à exploração de temas atuais e relevantes na área da saúde – na qual abordará tópicos como a Medicina de Precisão ou a aplicação da Inteligência Artificial no diagnóstico e tratamento de doenças.
Antes das palestras, será realizado um breve questionário anónimo para avaliar os conhecimentos prévios do público em relação aos temas apresentados. Seguir-se-ão palestras curtas e informativas sobre cada um dos tópicos.
A mesa contará também com jogos interativos, tanto no computador como em formato físico, focados na Medicina de Precisão e na Inteligência Artificial, proporcionando aos participantes uma oportunidade para aprofundar a compreensão dos temas de forma lúdica e prática.
No final, serão distribuídos folhetos informativos adaptados a diferentes faixas etárias: um destinado à população jovem e outro ao público adulto, explicando os conceitos abordados ao longo da sessão. 

Mais sobre o NIMSB aqui