Detalhes do Programa
O que é?
Os projetos movem-nos. Inspiram a ação. Se corretamente geridos, dão sentido e direção ao nosso esforço, concretizam mudanças.
Tens algum projeto em mente ou em curso? Gostavas de desenvolver as tuas competências de gestão de projeto? Então este curso é para ti.
Irás aprender como construir um projeto a partir de uma ideia, compreender e decidir sobre a melhor abordagem de gestão a seguir, perceber como os desafios que habitualmente se colocam a uma equipa de projeto podem ser ultrapassados e preparares-te para “defender” o projeto em ambientes de aprendizagem cuidadosamente preparados.
Programa
- Abordagem “WATERFALL”:
– Ciclo de vida do projeto e áreas de conhecimento da gestão de projetos: âmbito, tempo, custo, qualidade, organização, partes interessadas, comunicações e gestão de riscos;
– Processos e quadros de gestão de projetos;
– Sucesso na gestão de projetos: mais do que o triângulo de ferro;
- Abordagem AGILE (baseada no Scrum):
– Conceitos fundamentais, o surgimento das estruturas ágeis;
– Papéis e responsabilidades: Product Owner, Scrum Master, Team;
– Planeamento e gestão;
– Backlog e entrega de valor;
– Monitorização e controlo: Quadro Kanban, cerimónias;
– Pitch e plano de projeto;
- Design Thinking:
– Factores humanos na análise de requisitos;
– Mapear as partes interessadas;
– Empatia;
– Personas e percursos do utilizador;
– Técnicas de ideação;
– Prototipagem;
– Tendências e benchmark;
– Testes com utilizadores;
– Cenários para testes de conceito;
- Liderança, negociação e gestão de equipas:
– Liderança: modelos, teorias, estilos e características pessoais;
– Adequação dos estilos de liderança aos desafios emergentes;
– Questões de negociação e métodos de gestão de conflitos;
– Preparação e táticas de negociação;
– Quadros de negociação;
– Erros de negociação;
– Formação de equipas, eficácia e cultura;
– Perspetivas éticas na negociação e gestão de equipas: consequencialismo e deontologia.
Resultados de Aprendizagem
- No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender as aplicações da abordagem “WATERFALL” e “AGILE” à gestão de projetos;
- Definir estratégias, ter uma visão clara do seu BATNA e preparar uma negociação;
- Compreender a dinâmica da liderança e a necessidade de adaptar os estilos ao contexto, às pessoas envolvidas e aos desafios emergentes;
- Obter ideias avançadas sobre como gerir o inesperado durante o ciclo de vida do projeto;
- Compreender os componentes fundamentais de um pitch;
- Estar preparado para dominar o pitch.
Referências
- PMI – A guide to the project management Body of Knowledge. 6th ed. Philadelphia, PA: Project Management Institute, 2017.
- Ken Schwaber, Jeff Sutherland, Guia do Scrum, Scrum Guide, Trad. Pedro Silva e Mário Pereira, 2017.
- Robert Curedale, Design Thinking Processes and Methods, Design Community College Inc, 5th Ed., 2019.
- Jeanne Liedtka, Tim Ogilvie, Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, Columbia University Press, 2011.