Destacam-se alguns projetos de natureza institucional, que reforçam o compromisso da Universidade com a promoção da Ciência Aberta e o desenvolvimento de carreira dos investigadores, e as bolsas ERC obtidas por investigadores da NOVA desde 2007.
A NOVA tem mais de 500 projetos de I&D em curso. Mais informação sobre todos os projetos de investigação será disponibilizada em breve no portal NOVA Research.
As bolsas do European Research Council (ERC) apoiam investigadores de topo para prosseguirem com a sua investigação de ponta. Os investigadores são selecionados pelas suas ideias inovadores para investigação futura bem como pela qualidade excecional do seu trabalho anterior e as bolsas premeiam exclusivamente a qualidade científica. Com uma taxa de sucesso a rondar os 10% das candidaturas submetidas, estas bolsas são extremamente competitivas, o que acaba por ser uma garantia de excelência.
O projeto “Open Universal Science | OPUS” tem como objetivo ajudar a reformar a avaliação da investigação no sentido de um sistema que incentive e recompense os investigadores a praticar a Ciência Aberta. O consórcio é coordenado pela Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) e conta com 15 participantes europeus. Em setembro de 2022, decorreu o primeiro encontro do projeto em Las Palmas, Canárias. Este projeto decorrerá até agosto de 2025 e contribuirá para reforçar o compromisso da NOVA com as políticas nacionais e europeias de Ciência Aberta.
O projeto “Sustainable Careers for Researcher Empowerment | SECURE”, financiado pelo Horizonte Europa, e aprovado em 2022, pretende desenvolver medidas de coordenação e apoio à criação, experimentação, implementação e integração de um quadro comum da carreira de investigação. Tendo como objetivo melhorar a carreira de investigação, reduzindo a precariedade, o projeto contribuirá para a oferta de um conjunto de opções para apoiar as organizações no recrutamento, emprego, formação, desenvolvimento, progressão e mobilidade dos investigadores. O início das atividades do projeto será em janeiro de 2023 e decorrerão até ao final de 2024.
O projeto EUTOPIA_HEALTH, financiado pelo programa Horizon-Widera, visa melhorar o panorama académico em domínios relacionados com a saúde, nos chamados países europeus em expansão, de forma a reduzir as disparidades na investigação e criação de valor. O projeto contará com uma rede centrada na saúde, através das já estabelecidas EUTOPIA Connected Communities – comunidades alicerces da aliança que receberão formação abrangente, mobilidades de investigação e financiamento inicial para promover colaborações, especialmente para investigadores em início de carreira. Assim o EUTOPIA_HEALTH pretende um ecossistema transformador de inovação em saúde, implementando percursos de carreira académica que sejam flexíveis, e integrará práticas de ciência de acesso aberto, de forma a estabelecer uma ponte com os parceiros empresariais e os decisores políticos.
O NOVA Institute for Medical Systems Biology (NIMSB) é a mais recente plataforma estratégica da NOVA. O NIMSB é uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Centro de Medicina Molecular Max Delbrück (Berlim, Alemanha), apoiado pela União Europeia (através do programa Teaming for Excellence do Horizonte Europa), pelo Governo Português e pela Câmara Municipal de Oeiras. O NIMSB pretende tornar-se num Centro de Excelência (CoE) internacional de renome no desenvolvimento, integração e aplicação de abordagens de biologia de sistemas de última geração para investigação e inovação médica, contribuindo para o desenvolvimento de diagnósticos precoces e soluções terapêuticas avançadas para oferecer Medicina de Precisão aos pacientes. O NIMSB colaborará com um ecossistema abrangente, incluindo Institutos e Escolas da NOVA, hospitais afiliados e múltiplos parceiros, para alcançar massa crítica, estabelecer uma infraestrutura de Medicina de Precisão e desenvolver programas de educação e formação que prepararão investigadores e profissionais de saúde para o futuro.