pixel 1ª Conferência de Intercâmbio e Conhecimento: NOVA e USP lançam pontes para a sustentabilidade  | Universidade NOVA de Lisboa

1ª Conferência de Intercâmbio e Conhecimento: NOVA e USP lançam pontes para a sustentabilidade 

A decorrer na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, e com transmissão em streaming, a 1º conferência conjunta das duas instituições celebra a já assinada parceria estratégica para o futuro. Veja as imagens e acompanhe as sessões

“Produzir, transmitir e usar conhecimento para ter um impacto relevante e positivo na sustentabilidade: este é nosso compromisso com a sociedade. (…) Mas sabemos que nenhuma instituição será bem-sucedida sozinha”, sublinhou o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, na sessão de abertura da 1ª Conferência NOVA /Universidade de São Paulo (USP), dedicada à sustentabilidade.  

Saudando a parceria estratégica assinada com a USP, a melhor universidade da América Latina no ranking do Times Higher Education – e a 10ª a nível mundial no GreenMetric World University Ranking 2022, dedicado à Sustentabilidade – o Reitor da NOVA fez ainda notar como “O lema da USP "Vencerás pela Ciência" se conjuga tão com o da NOVA “Toda a cidade dividida contra si mesma, não permanecerá". Juntos, parecem formar um apelo à cooperação através da ciência”.” 

Uma ideia que Carlos Carlotti Junior, Reitor da Universidade de São Paulo, corroborou de seguida. “As universidades têm o papel imprescindível de apontar caminhos para uma melhor convivência com o planeta”, disse, “mas não vamos conseguir nada se não for um trabalho coletivo”.  

A sessão desta manhã contou ainda com as palavras de Joana Portugal Pereira, investigadora no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa e Professora Assistente no Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

Como autora principal do Relatório de Avaliação do Sexto Grupo de Trabalho do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), a especialista fez notar a urgência dos desejados novos caminhos: “Sabemos bem que a influência humana é a principal causadora das anomalias do clima no planeta”. 

Miguel Pina e Cunha, professor da Nova SBE, rematou os trabalhos da manhã, com uma apresentação chamada “Repensar as organizações para um desenvolvimento sustentável”, apontando as iniciativas já implementadas naquela escola da NOVA. "É muito importante criar organizações melhores para o ambiente, mas também para quem nelas trabalha". 

Esta tarde, a sessão será dedicada à “Dimensão Social da Sustentabilidade”, e ao “Impacto da Universidade nas Políticas Públicas para a Sustentabilidade”. Amanhã, será a vez dos painéis sobre “Tecnologia e Economia para a Sustentabilidade”, e” Inovação & Empreendedorismo para a Sustentabilidade”. A fechar os trabalhos, o palco será de Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, para nos falar dos “Desafios da sustentabilidade e da agenda climática no contexto atual”.  

Confira aqui todo o programa e acompanhe a conferência: 7 de setembro | 8 de setembro