Ainda pode concorrer à edição de 2023 do concurso que distingue as melhores práticas em sala de aula, na Universidade NOVA de Lisboa.
A criação do Prémio de Inovação Pedagógica foi anunciada pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, no primeiro Quality Day, em 2021. Inspirada nessa missão da universidade que é promover um ensino de qualidade – em todos os ciclos de estudo, através de académicos de excelência, capazes de proporcionar uma experiência de ensino transformacional e intelectualmente desafiadora aos seus estudantes – o concurso segue agora para a sua 2ª edição.
O prazo de candidaturas ao prémio decorre até ao dia 14 de julho e podem candidatar-se docentes e investigadores de carreira da Universidade NOVA de Lisboa – ver Regulamento.
Os critérios para atribuição do prémio incidem, entre outros, sobre a relevância e originalidade das práticas implementadas (face às práticas convencionais) e ainda a excelência do docente, a par do impacto e nível de alcance dessas boas práticas pedagógicas.
O Prémio consiste na atribuição de uma Bolsa de Inovação Pedagógica de valor monetário de €4 000, e de até um máximo de cinco menções honrosas no valor de €1 500 cada uma.
Os resultados serão conhecidos no próximo Quality Day, em data a anunciar. O momento será igualmente aproveitado para entregar os prémios da 1ª edição, ganha por Isabel Catarino, professora da FCT NOVA – mais sobre o projeto vencedor da 1ª edição aqui.
Informação útil
As candidaturas deverão ser submetidas eletronicamente através do email nova.inov.ped@unl.pt
Uma vez que o júri é internacional, as propostas terão de ser escritas em inglês.
Documentação obrigatória
a) Formulário de candidatura devidamente preenchido com a fundamentação da candidatura e declaração de consentimento do(s) docente(s) ou investigador(es) proposto(s).
-
Formulário de consentimento informado (entregar um por cada docente/investigador)
b) Curriculum Vitae simplificado do(s) candidato(s);
c) Identificação do endereço do correio eletrónico do responsável pela candidatura.
Avaliação
O júri que irá avaliar os trabalhos a concurso é constituído por:
Presidente
-
Professor João Sàágua – Reitor da NOVA
Membros externos
-
Professora Terry Maguire – Diretora do National Forum for the Enhancement of Teaching and Learning in Higher Education (Irlanda)
-
Professor Luís Castro – Professor Instituto Superior Técnico
Académicos da NOVA
-
Professor Isabel Nunes – Pró-Reitora que coordena a área da Qualidade
-
Professor Francisco Caramelo – Diretor da NOVA Cairo
-
Professor João Correia de Freitas – Docente da FCT – NOVA
Estudantes da NOVA
-
Sofia Solayman
-
Sofia Lourenço
REGULAMENTO
Para mais informações, consulte