pixel Atletas da NOVA brilham em Jogos Europeus Universitários   | Universidade NOVA de Lisboa

Atletas da NOVA brilham em Jogos Europeus Universitários  

Ao todo, trazem para casa 13 medalhas nas mais variadas modalidades 

A nadadora Ana Margarida Guedes ganhou 5 medalhas

4 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze. Ao todo, os atletas que representaram a Universidade NOVA de Lisboa nos Jogos Europeus Universitários (EUgames), na cidade polaca de Lódz, conquistaram 13 medalhas, nas mais diversas modalidades.  

Organizada pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), trata-se da maior competição estudantil multidesportiva da Europa, reunindo cerca de 5 mil estudantes representando mais de 400 universidades europeias de 38 países do continente europeu.  

Após uma pausa devido à Covid-19, o evento bianual, que celebrou este ano o seu 10º aniversário, decorreu de 17 a 30 de julho  – e a festa, para a NOVA, não podia ter corrido melhor , depois de os nossos atletas terem conquistado um total de 13 medalhas.  

O grande destaque vai para a nadadora Ana Margarida Guedes, do Ginásio Clube Vila Real, e que competiu em representação da NOVA: em seis provas, ganhou cinco medalhas. É campeã europeia na estafeta feminina de 4×100 metros estilos e vice-campeã europeia na prova de 100 metros mariposa – e sua prestação valeu-lhe ainda o terceiro lugar nos 50 metros mariposa, nos 5 m costas e nos 4×100 Livres femininos. Além da natação, os atletas da NOVA ganharam ainda medalhas no karaté e no taekwondo.  

Os Jogos Universitários Europeus destinam-se a atletas inscritos em estudos superiores na Europa, e a edição deste ano dos Jogos ofereceu-lhes a oportunidade de competir em Basquetebol 3x3, Badminton, Basquetebol, Andebol de Praia, Voleibol de Praia, Xadrez, Futebol, Futsal, Andebol, Judo, Karate, Kickboxing, Escalada Desportiva, Natação, Ténis de Mesa (incluindo Para Ténis de Mesa), Ténis, Voleibol, Pólo Aquático e também apresentando o Voleibol Sentado e o Para Power Lifting como desportos promocionais. As competições de Basquetebol e Futebol 3x3 foram também consideradas como qualificativas europeias para os Campeonatos Mundiais Universitários.