Ao todo, trazem para casa 13 medalhas nas mais variadas modalidades
4 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze. Ao todo, os atletas que representaram a Universidade NOVA de Lisboa nos Jogos Europeus Universitários (EUgames), na cidade polaca de Lódz, conquistaram 13 medalhas, nas mais diversas modalidades.
Organizada pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA), trata-se da maior competição estudantil multidesportiva da Europa, reunindo cerca de 5 mil estudantes representando mais de 400 universidades europeias de 38 países do continente europeu.
Após uma pausa devido à Covid-19, o evento bianual, que celebrou este ano o seu 10º aniversário, decorreu de 17 a 30 de julho – e a festa, para a NOVA, não podia ter corrido melhor , depois de os nossos atletas terem conquistado um total de 13 medalhas.
O grande destaque vai para a nadadora Ana Margarida Guedes, do Ginásio Clube Vila Real, e que competiu em representação da NOVA: em seis provas, ganhou cinco medalhas. É campeã europeia na estafeta feminina de 4×100 metros estilos e vice-campeã europeia na prova de 100 metros mariposa – e sua prestação valeu-lhe ainda o terceiro lugar nos 50 metros mariposa, nos 5 m costas e nos 4×100 Livres femininos. Além da natação, os atletas da NOVA ganharam ainda medalhas no karaté e no taekwondo.
Os Jogos Universitários Europeus destinam-se a atletas inscritos em estudos superiores na Europa, e a edição deste ano dos Jogos ofereceu-lhes a oportunidade de competir em Basquetebol 3×3, Badminton, Basquetebol, Andebol de Praia, Voleibol de Praia, Xadrez, Futebol, Futsal, Andebol, Judo, Karate, Kickboxing, Escalada Desportiva, Natação, Ténis de Mesa (incluindo Para Ténis de Mesa), Ténis, Voleibol, Pólo Aquático e também apresentando o Voleibol Sentado e o Para Power Lifting como desportos promocionais. As competições de Basquetebol e Futebol 3×3 foram também consideradas como qualificativas europeias para os Campeonatos Mundiais Universitários.