“A experiência encanta crianças e professores”, conta Joana Bordalo, que criou a iniciativa e isso vê-se nas imagens em baixo – que mostram Lucas Sousa, da Nova SBE, com uma turma de Albufeira, em dezembro passado, naquela que foi a sua primeira escola. A oficina que propôs era focada na gestão de projetos, a sua área de trabalho, e permitia mostrar como as pessoas podem colaborar, abordando as questões da gestão do tempo, orçamento e planeamento. Entre nervosismo e muitas gargalhadas, “aprenderam na prática o que é gerir um projeto”, acrescenta Joana, a propósito da experiência vivida por um dos cientistas da Universidade NOVA de Lisboa que, neste ano letivo, participam dessa iniciativa ímpar da Native Scientists chamada “Cientista Regressa à Escola”.
Criado por Joana Bordalo, alumna da NOVA FCSH e da Starters Academy, programa de empreendedorismo da NOVA Impact concebido para estimular o espírito empreendedor dos estudantes, o projeto é suficientemente abrangente para receber diversos cientistas: para participar, só precisam de fazer investigação em qualquer área do conhecimento e ter frequentado o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal.
Ao todo, neste ano letivo, há sete cientistas da NOVA confirmados no projeto, contribuindo para inspirar as novas gerações e partilhar o impacto do seu trabalho científico nas comunidades de origem. Depois de António Granado, da NOVA FCSH, que esteve na escola que frequentou, no Fundão, esta segunda-feira, 27, estão já agendadas as visitas de Tiago Faria, da NOVA FCSH, a Fafe (13/03/2025), de Ana Carolina Buga, doutoranda no ITQB NOVA, a Sintra (14/03/2025), e Ana Raquel Barbosa, da NOVA Medical School, a Ponta Delgada (28/04/2025). Com data por definir está a ida de Filipa da Silva Lopes, da NOVA FCSH, a Bagunte, Vila do Conde, e de Raquel Viveiros, da NOVA FCT, a Braga.