pixel NOVA assinala o Dia da Discriminação Zero | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA assinala o Dia da Discriminação Zero

A celebração anual do Dia da Discriminação Zero, a 1 de março, promovida pelas Nações Unidas (ONU), tem por objetivo acabar com todas as formas de desigualdade e discriminação, através da sensibilização para o respeito por todas as pessoas, independentemente do seu sexo, género, religião, orientação sexual, cor da pele, doença, deficiência, profissão, etnia e/ou nacionalidade.  

De acordo com a ONU, “surpreendentemente, a discriminação tem geralmente origem no medo ou na desinformação e na resistência ao desconhecido”. A NOVA, um exemplo de diversidade cultural, com uma comunidade estudantil que representa 123 nacionalidades, associa-se a esta importante celebração. 

“A NOVA assume o compromisso de prevenir, identificar e mitigar todas as situações de preconceito, injustiça ou exclusão, ao abrigo da sua política de tolerância zero à discriminação, tendo criado um Portal de Denúncias para apoiar a concretização dessa política”, afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa. 

Para assinalar esta data, decorrerá no Auditório da Reitoria da NOVA (Campolide), pelas 19h30 o espetáculo “Toi, Moi, Tituba…”., uma performance da artista Dorothée Munyaneza, em diálogo com o músico Khyam Allami, que aborda a questão da memória e do património cultural partindo do julgamento de uma bruxa negra em Salem no século XVII.  

Bilhetes gratuitos para a comunidade NOVA, reserva para cultura@unl.pt   e disponíveis para o público na Ticketline

A NOVA é também uma das mais recentes signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade.  

Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia para incentivar o reconhecimento e a compreensão da diversidade nos locais de trabalho e na sociedade, sendo um instrumento voluntário que expressa o empenho das organizações na luta contra a desigualdade e discriminação. Outras medidas já implementadas pela NOVA para realçar a valorização das diferenças e promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas:  

Política da NOVA para a Igualdade de Género, Oportunidades Iguais e Diversidade  

Plano de Igualdade de Género 

Manifesto de Inclusão da Aliança EUTOPIA