Protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Direção Geral do Ensino Superior foi assinado esta quarta-feira, dia 4 de setembro, com 21 instituições de Ensino Superior de todo o país.
A Universidade NOVA de Lisboa é uma das 21 instituições de ensino superior de todo o país que assinaram um protocolo de colaboração com a SCML e a DGES que tem como objeto a criação da “Valor T IES”, uma rede colaborativa de apoio à transição para o mercado de trabalho dos diplomados do ensino superior com deficiência.
“Promover a empregabilidade das pessoas com deficiência, em resposta também às necessidades das entidades empregadoras, é, desde o seu lançamento, o grande desígnio da Valor T”, corroborou o Provedor da SCML, Paulo Duarte de Sousa.
Esta rede colaborativa beneficiará da experiência da SCML com o projeto Valor T-Talento e Transformação, através do qual tem promovido a empregabilidade de pessoas com deficiência junto dos seus parceiros institucionais, garantindo o necessário acompanhamento em todo o processo.
“Têm sido três anos de transformação para melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência em Portugal, algo que é um direito fundamental”, assinalou Vanda Nunes da Valor T, acrescentando que “ao alargarmos este projeto à academia, alargamos o seu futuro: Formar cidadãos significa saber incluir”.
O direito das pessoas com deficiência à igualdade de oportunidades, incluindo o acesso ao mercado de trabalho e a condições de trabalho justas e adaptadas às suas necessidades, está consagrado no Pilar Europeu dos Direitos Sociais – além de integrado na Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, a qual reflete os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e as recomendações emanadas dos documentos estratégicos europeus para a Inclusão.
“É o início de uma caminhada muito importante”, assinalou também Joaquim Mourato, Diretor Geral do Ensino Superior, ao que Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação, reforçou: “ao garantirmos o acesso à Educação e igualdade de oportunidades estamos a cumprir a democracia”.
Esta iniciativa reafirma, assim, o compromisso da NOVA, representada na cerimónia pelo Pró-Reitor da Inovação Socioterritorial, João Seixas, em promover os valores da inclusão e da igualdade, e contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa, na qual as pessoas com deficiência também possam ver valorizadas as suas capacidades, competências e talentos.