NOVA lidera a nível nacional e assegura financiamento para 228 novas contratações de investigadores e docentes através do programa FCT-Tenure

A Universidade NOVA de Lisboa garantiu financiamento para 228 contratos para doutorados para a carreira de investigação e de docente no âmbito do Concurso FCT-Tenure, o primeiro instrumento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) destinado ao apoio à contratação permanente de investigadores.  

Das 1.100 posições selecionadas provisoriamente para financiamento, a NOVA obteve 100 posições para a carreira de docente e 128 posições para a carreira de investigação, totalizando 228 contratos permanentes.

Este é um resultado notável para a NOVA, que alcançou uma taxa de sucesso global de 87% neste concurso, bem acima da média nacional (50%), sendo a Universidade nacional com maior número de vagas aprovadas neste concurso.

Todas as Unidades Orgânicas da NOVA a concurso conseguiram financiamento para a contratação de investigadores e docentes de carreira, reforçando assim a estratégica da Universidade na retenção e atração de talento em diversas áreas do conhecimento.

O sucesso desta candidatura foi resultado de um esforço coletivo focado no combate à precariedade na ciência e na criação de melhores condições para os investigadores da NOVA. Esta conquista foi possível graças ao trabalho conjunto das equipas das Unidades Orgânicas e da Reitoria, sob a liderança do Conselho Estratégico para a Investigação e da Vice-Reitora Isabel Rocha. 

Os resultados provisórios do Concurso FCT-Tenure foram divulgados pela FCT no passado dia 14 de agosto. No total, 115 instituições do sistema científico e tecnológico nacional candidataram-se, solicitando o cofinanciamento de 2.211 posições permanentes.

Com este novo modelo de financiamento do emprego científico, a FCT pretende promover a integração de investigadores nas carreiras de investigação e docente, através de concursos internacionais. Com financiamento proveniente do Orçamento do Estado e do PRR (RE-C06-i06 – Ciência Mais Capacitação) o programa FCT-Tenure conta com um investimento global de 197 milhões de euros.