Universidade NOVA de Lisboa na vanguarda da ação climática na COP 29 

22 de Novembro, 2024

A Universidade NOVA de Lisboa destacou-se na Conferência da ONU para o Clima como a única instituição de ensino superior portuguesa a promover um evento no Pavilhão de Portugal. Esta iniciativa, que envolveu também parceiros da EUTOPIA, a aliança de universidades europeias a que pertence, sublinhou a importância de colocar a ação climática no topo da agenda universitária. 

O painel intitulado “Prioritising Climate Action on the Higher Education Agenda” foi moderado por Francisco Ferreira, presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, e contou com a Júlia Seixas, Pró-Reitora da NOVA, reconhecida pela sua vasta experiência em engenharia do ambiente e pela coordenação de projetos ligados ao clima e energia ao longo de mais de duas décadas, e ainda outras duas vozes internacionais de peso, como Angie Bone, Professora Associada de Prática em Saúde Planetária no Monash Sustainable Development Institute (MSDI), na Austrália, e Elena Korosteleva, Professora de Política e Desenvolvimento Sustentável Global e Diretora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Global (IGSD), da Universidade de Warwick. Ambas as instituições são membros da EUTOPIA e sublinharam a relevância do compromisso das universidades na ação climática global. 

Durante a sua intervenção, Júlia Seixas salientou as múltiplas frentes em que as universidades podem atuar: “Desde a descarbonização dos campus até ao impacto dos programas educativos, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo”. Referiu também a necessidade urgente de capacitar professores para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos currículos, explorar novos modelos pedagógicos e iniciar um diálogo construtivo com as agências de acreditação nacionais. 

O evento, organizado em parceria com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), colocou a NOVA numa posição de destaque durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, realizada no Azerbaijão, entre os dias 18 e 22. Esta participação reafirma o papel pioneiro da universidade na promoção de soluções sustentáveis e na mobilização para a ação climática no ensino superior. 

Uma conversa imperdível que pode rever aqui