Evento “Looking Ahed: the Role of Partnerships in Portugal” deu a conhecer o impacto da rede das universidades Aga Khan e os projetos de mobilidade com o nosso país – vários com a assinatura da NOVA
O convite chegou à NOVA por via eletrónica e avisava logo ao que vinha: “O presidente da Rede Aga Kahn, Sulaiman Shahabuddin, conta com a sua presença para o evento: “Looking ahed: the role of Partnerships in Portugal”. E não faltavam razões para lá estar: dos três projetos de cooperação e mobilidade apresentados, dois são com a Universidade NOVA de Lisboa. Mas há mais em curso.
Foi perante uma plateia cheia, no Hotel Ritz, em Lisboa, que foram publicamente dados a conhecer os trabalhos de cooperação no Paquistão, onde a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) tem dois alunos a estagiar na área da saúde, no âmbito de um projeto International Credit Mobility (ICM); e no Quénia, onde esteve staff académico da área da comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humana (NOVA FCSH), no âmbito desse outro programa de cooperação nacional e internacional chamado Merging Voices.
Ambos fazem parte da ação-chave Erasmus+ KA171 e a rede das Universidades Aga Khan tem parcerias com a NOVA desde a edição de 2018. Ao abrigo dessa cooperação, está também prevista a presença de três académicos do campus de Karache, no Paquistão, a dar aulas na ENSP NOVA, durante a semana de 19 a 23 de junho.
Em desenvolvimento, está ainda um outro projeto de investigação conjunto com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT NOVA) que visa um combate mais eficaz à Malária, com especial destaque ao recente surto que surgiu em Sindh, na região de Thata, em parceria com o governo do Paquistão.
Fundada em 1983, a AKU celebra este ano o seu 40º aniversário e, desde a assinatura de um acordo em 2015, que as ligações da Universidade a Portugal não param de crescer, tendo inclusive sido instalada a sede mundial da rede no nosso país.
Além da Universidade NOVA de Lisboa, Os parceiros e colaboradores da AKU em Portugal incluem a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud e a Universidade de Lisboa.