NOVA Quality Day 2024 debate Saúde Mental e Qualidade nas Universidades em Portugal

21 de Novembro, 2024

A 3ª edição do NOVA Quality Day, realizada na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, centrou-se num tema atual e urgente: “Qualidade e Saúde Mental: Reflexões e Desafios nas Instituições de Ensino Superior em Portugal”. O evento reuniu especialistas, gestores académicos e estudantes para abordar o impacto da qualidade institucional na promoção do bem-estar nas universidades. 

Após duas edições anteriores focadas na pedagogia e tecnologia, esta iniciativa deu um passo essencial na reflexão sobre o papel das universidades na saúde mental. Para Isabel Nunes, Vice-Reitora da NOVA para a Qualidade, “este é um tema que diz respeito a todos e exige o nosso compromisso contínuo”. 

 

Isabel Nunes, Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, tutela a área da Qualidade

O encontro contou com a intervenção de Miguel Xavier, psiquiatra e Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, que destacou a urgência de um modelo de apoio mais inclusivo e preventivo. “A assistência em saúde mental deve ser igual à das outras áreas da medicina, fora do hospital e longe do modelo de isolamento que prevaleceu por anos”, afirmou. Além disso, enfatizou que “a Covid-19 teve o mérito de ajudar a combater estigmas e de convencer governos a investir na saúde mental”. Contudo, alertou que “as idades típicas do percurso universitário são as de maior risco para doenças mentais graves, algo que deve ser encarado com seriedade”.

Joaquim Gago, responsável pelo Programa de Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior, destacou que “é fundamental que a comunidade académica esteja atenta ao que acontece à sua volta e disponha de canais de apoio eficazes, conhecidos pelos estudantes”. Apesar de reconhecer que ainda há muito a fazer, afirmou: “Nunca se investiu tanto nesta área como agora. É crucial dar às pessoas as ferramentas para enfrentarem dificuldades ao longo das suas vidas.”

João Queiroz, presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), trouxe um momento de descontração ao partilhar: “Perguntei ao ChatGPT qual era o papel dos sistemas de qualidade para o sucesso escolar, e ele respondeu prontamente que eram fundamentais para estudantes, docentes e para a empregabilidade dos graduados.” Esta observação, com um toque de humor, foi um ponto de partida para recordar os avanços trazidos pelo Processo de Bolonha e sublinhar a importância da inovação pedagógica. “A heterogeneidade na sala de aula é muito visível e acarreta desafios diferentes hoje, mas os estudantes devem ser parte ativa da solução”, concluiu. 

 

Veja aqui o que dizem os números da Saúde Mental em Portugal 

 

Num painel que reuniu representantes de diversas universidades, Eduardo Esteves (Universidade do Algarve), Maria José Chambel (Universidade de Lisboa), Eugénia Ribeiro Pereira (Universidade do Minho), José Sales (Universidade Aberta) e Rita Começanha (Universidade do Porto) partilharam iniciativas de sucesso. “Independentemente das diferenças entre as instituições – quer em dimensão, quer no modelo de ensino –, partilhamos a mesma visão sobre a importância de colocar a saúde mental no centro das estratégias académicas”, salientou Maria José Chambel. 

Seguiu-se a apresentação do Programa Bandua, que conta com representantes dos gabinetes de apoio aos estudantes em todas as unidades orgânicas da NOVA. Participaram na sessão Olga Cunha, da NOVA FCSH, Júlia Murta, da NOVA FCT, Sofia Cília, da NOVA SBE, e Sandra Mateus, dos SASNOVA, numa mesa-redonda moderada por Cláudio Soares, Pró-Reitor com a tutela da Saúde.

Cláudio Soares, Pró-Reitor da NOVA com a tutela da Saúde, moderou a mesa-redonda dedicada aos projetos da NOVA no âmbito do Programa para a Promoção de Saúde Mental no Ensino Superior

 

Os participantes partilharam as iniciativas já desenvolvidas – desde semanas de integração a ações de sensibilização – e ainda que o programa adotou uma estratégia participativa, em rede e articulada com a comunidade, promovendo o envolvimento efetivo dos estudantes. “Das 73 ações previstas, dois terços são dedicados à promoção e prevenção, porque consideramos fundamental mudar o paradigma”, afirmaram os representantes.

 

A conversa com estudantes, moderada por João Amaro de Matos, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa que tutela a área do Ensino e Desenvolvimento Internacional, incluiu ainda Patrícia Xufre, da Nova SBE, e Roberto Henriques, da NOVA IMS, que apresentaram alguns resultados do projeto “Promoção do Sucesso Escolar”

Da parte da tarde, e depois do projeto da NOVA “Promoção do Sucesso Escolar” por Patrícia Xufre, da Nova SBE, e Roberto Henriques, da NOVA IMS – que identificou os eixos em que a NOVA está a investir e que inclui pontos tão diversos como a transição do Secundário ou a aproximação ao mercado de trabalho – foi tempo de dar voz aos estudantes.

No debate moderado por João Amaro de Matos, Vice-Reitor da NOVA. Inês Palma, estudante da NOVA IMS, destacou que “o abandono escolar não é um problema único, mas múltiplos fatores que afetam, sobretudo, os mais vulneráveis”; Casimiro Massunguine, doutorando na NOVA FCSH, relatou os desafios de integração enquanto estudante internacional: “Acreditei numa integração rápida quando cheguei de Moçambique, mas não foi bem assim”; enquanto Israel Parodia, finalista da NOVA Medical School, e assumindo ali que faz parte da comunidade cigana, reforçou a importância do apoio universitário. “Apenas 6% dos jovens de famílias pobres chegam ao ensino superior, e o meu percurso mostrou-me como esse suporte é crucial para quebrar barreiras.” 

 

A encerrar o evento, Ana Sofia Rolão, coordenadora da área de RH da Reitoria, moderou uma mesa redonda sobre a promoção da saúde mental e bem-estar dos colaboradores da NOVA, com Ana Sanchez (ITQB NOVA), Carlos Carreto (NOVA FCSH), Sílvia Lopes (ENSP) e Mariana Fernandes, em representação da TEAM 24, onde foram partilhadas experiências e reflexões sobre o tema e apresentado o projeto TEAM 24, ao qual a NOVA aderiu através de uma parceria pioneira de apoio aos seus colaboradores.