pixel NOVA recebe representantes de universidades georgianas  | Universidade NOVA de Lisboa

NOVA recebe representantes de universidades georgianas 

Projeto SQUARE visa melhorar a qualidade e a relevância da 3ª missão das universidades na Geórgia. Além da mentoria, a contribuição da NOVA passa pela partilha de boas práticas 

“Durante muito tempo, as universidades empenharam-se apenas em duas missões: ensino e investigação. Mas hoje quem quer fazer a diferença tem de estar também comprometido em fazer a diferença na sociedade. Trata-se da 3ª missão das universidades: aplicar o conhecimento da academia ao ecossistema que nos rodeia. E é o que define a nossa missão enquanto universidade do século XXI, que quer ser cívica e global”, sublinhou o Reitor da NOVA, João Sàágua, esta segunda-feira, dia 14, na sessão de abertura da semana de trabalho com os representantes do projeto SQUARE, na Reitoria da NOVA.

Sigla de "Strengthening the Quality and Relevance of the Third Mission in Georgian Universities”, este consórcio é liderado pelas instituições de ensino superior públicas da Geórgia, na Europa Oriental, e os seus representantes estão até dia 19 em Lisboa para conhecer melhor a NOVA e as suas escolas.  

“Temos mais de 2 mil professores envolvidos na investigação e mais de 2 mil estudantes de doutoramento. E sublinho isto porque para nós falar de investigação é falar de inovação e criação de valor”, destacou a Vice-Reitora Isabel Rocha, que tutela estas áreas, lembrando ainda que este foi o ano em que a NOVA foi consagrada como a mais empreendedora jovem universidade na Europa e também, desde a semana passada, foi a que reconhecidamente mais start-ups lançou em Portugal.   

Já o Vice-Reitor João Amaro de Matos precisou os eixos estratégicos de internacionalização da NOVA, sublinhando a igual importância da sua faceta atlântica, mediterrânea e europeia. “Só compreendendo o que somos é que podemos pensar no que queremos alcançar”, salientou. A rematar a manhã, a Pró-Reitora Júlia Seixas apresentou a estratégia da universidade para a sustentabilidade e do projeto NOVA 4 the Globe.  

Com duração prevista de dois anos e meio, o SQUARE iniciado em janeiro de 2021 visa fortalecer a qualidade e a relevância da 3ª missão nas universidades georgianas, que procuram capacitar-se e criar um plano estratégico. Lançado com recurso a financiamento Erasmus +, o projeto conta ainda com a participação do Conservatorie National des Arts et Métiers, de França, a organização não-governamental belga de gestão do desenvolvimento EFMD, e a universidade de Turku, na Finlândia.  

Tradicionalmente, considera-se que as duas principais missões das universidades são o ensino e a investigação. No entanto, nos últimos anos, tem-lhes vindo a ser reconhecida uma outra função, conhecida como 3ª missão, que visa criar valor na sociedade através da inovação. Ou seja, na aplicação do conhecimento criado nas universidades em produtos ou serviços que beneficiam a sociedade – ou pelo menos, a comunidade em que se inserem.  

Além da mentoria, a NOVA tem contribuído para o projeto com a partilha de boas práticas, como por exemplo as interações que as unidades orgânicas têm com os diversos municípios em que estão inseridas (Lisboa, Almada, Oeiras e Cascais); os laboratórios colaborativos que envolvem universidade e empresas; a reabilitação do espaço onde cresceu o atual campus da Nova SBE ou ainda o futuro Innovation District, que visa a criação de uma nova cidade global, em Almada – exemplos diversos que os parceiros do SQUARE poderão conhecer in loco durante a esta semana.