O evento teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projetos conjuntos com impacto na América Latina.
No dia 16 de abril, a Universidade NOVA de Lisboa organizou, em colaboração com a Universidade de Cambridge, o workshop Research in Latin America. O evento, promovido pelo NOVA In the Globe, reuniu investigadores de Cambridge e da NOVA, de várias áreas e de todas as escolas da universidade, que realizam investigação aplicada na América Latina, e teve a Universidade de Lancaster como convidada especial.
O evento teve como objetivo explorar oportunidades de colaboração para que investigadores com formações distintas possam trabalhar em projetos conjuntos com impacto na América Latina.
Procurando estimular o desenvolvimento de ideias para projetos colaborativos e multidisciplinares, os participantes foram divididos em quatro sessões temáticas: Development Economics, Health Science, Science & Technology and Social Sciences & Humanities.
O evento contou com a presença do Vice–Reitor da NOVA,Professor João Amaro de Matos, mas também dos professores Emanuel Gomes, João Crespo, Alexandre Abrantes e Pedro Cardim, especialistas nas diferentes áreas temáticas abordadas, e ainda de investigadores da Cambridge Global Challenges (CGC), um centro transversal da Universidade de Cambridge que tem como objetivo promover a investigação multidisciplinar com impacto em países em desenvolvimento, bem como de investigadores da Universidade de Lancaster.
A criação do NOVA Instituto de Desenvolvimento Global (NOVA In The Globe) é uma das apostas estratégicas da NOVA que, à semelhança do modelo do Cambridge Global Challenges (CGC), é concebido como um centro transversal a toda a instituição que promove a convergência e a interdisciplinaridade de áreas e cuja investigação é guiada por objetivos de desenvolvimento sustentável.
A Conferência Research in Latin America foi a terceira ação promovida no âmbito da criação deste Instituto, sucedendo à Conferência Research in Africa, também em parceria com a Universidade de Cambridge, e à Conferência Research in Europe, em parceria com a Universidade de Lancaster, que tiveram lugar na Reitoria da NOVA em outubro de 2018 e janeiro de 2019, respetivamente.