pixel ‘Resíduos na Linha” foi o vencedor do Demo Day do programa Circular InNOVA(tion)  | Universidade NOVA de Lisboa

‘Resíduos na Linha” foi o vencedor do Demo Day do programa Circular InNOVA(tion) 

A equipa “Resíduos na Linha destacou-se como a grande vencedora do Demo Day do Programa Circular InNOVA(tion), realizado na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, em 26 de março. A equipa irá receber 5.000€ para impulsionar o seu projeto. 

A Resíduos na Linha pretende transformar a gestão de resíduos através da integração de sensores de massa e volume com tecnologia RFID em contentores de reciclagem existentes. Através da recolha de dados individuais sobre reciclagem, pretende implementar um sistema de pagamento conforme a utilização, baseado nos níveis de produção de resíduos. 

O Programa Circular InNOVA(tion), lançado em novembro pela NOVA e pela Sociedade Ponto Verde (SPV) foi concebido para atrair estudantes com projetos inovadores para responder a desafios específicos colocados pela SPV, nomeadamente: Como conceber um sistema de pagamento justo ligado à produção de resíduos? Como estabelecer um sistema de gestão de resíduos sob demanda? Como incentivar a sociedade a reduzir os resíduos e, ao mesmo tempo, melhorar a separação dos resíduos? 

Na primeira fase, as equipas passaram por um workshop de ideação e quatro equipas foram escolhidas para passar à fase seguinte.Na fase subsequente do programa, essas equipas participaram de workshops sobre temas especializados e receberam orientação personalizada para desenvolver os seus protótipos

As apresentações finais foram avaliadas por um painel de especialistas composto por Luísa Pinheiro, Diretora de Regulação e Compliance da Sociedade Ponto Verde, Paula Guedes, Investigadora da NOVA FCT, e Membro Integrado do CENSE, e Hélder Lopes, Diretor de Investigação e Inovação da NOVA. As demais equipas participantes receberam menções honrosas pelos seus projetos: 

A Smart Recycling pretende desenvolver um coletor de lixo avançado para separar os resíduos de forma automática. Durante o programa Circular InNOVA(tion), a Smart Reciclagem concentrou os seus esforços no desenvolvimento de uma solução educacional onde todos possam aprender a reciclar mais e melhor utilizando métodos de gamificação. 

Bin it to Win it é uma plataforma que visa analisar o nível de reciclagem dos diferentes bairros para promover o envolvimento da comunidade e ao mesmo tempo fornecer dados importantes à SPV. Os dados fornecerão informações sobre quais áreas precisam de mais intervenção em termos de educação e incentivos para reciclar mais. 

A Trash4Goods apresentou o GPT Cycle, um chatbot de IA inovador que visa solucionar questões e dúvidas sobre reciclagem, promovendo a reciclagem de resíduos e estimulando o envolvimento do utilizador.

Todos os projetos apresentados foram considerados altamente promissores e continuarão a beneficiar do apoio e orientação contínuos da NOVA à medida que avançam no seu desenvolvimento.