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Universidade NOVA de Lisboa assinala Dia Internacional da Educação 

A celebração anual do Dia Internacional da Educação, a 24 de janeiro, por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2019, destaca a importância fundamental da educação na promoção da paz, da justiça social e do desenvolvimento sustentável.  

Em particular, o tema adotado para celebrar a data em 2024 – “Aprender para a Paz Duradoura” – enfatiza a ligação intrínseca entre a educação e a construção de sociedades pacíficas e resilientes, num momento em que se assiste no mundo a uma vaga de conflitos violentos a par do aumento alarmante da discriminação, do racismo, da xenofobia e do discurso de ódio. 

O compromisso da Universidade NOVA de Lisboa com a aprendizagem para a paz duradoura realiza-se ao promover um ensino que transcende fronteiras nacionais e culturais, seja em território nacional, seja no seu campus do Cairo, incentivando a Comunidade NOVA de estudantes, docentes, investigadores/as e staff a compreenderem os grandes desafios locais e globais e a respeitarem a diversidade, aspetos essenciais para a resolução de conflitos. 

Destaca-se algumas medidas e atividades: 

  • a implementação do Plano de Igualdade de Género  

  • o apoio a estudantes em situação de emergência humanitária, nomeadamente, às estudantes afegãs  

  • a criação do programa NOVA For Ukraine, com cursos gratuitos de português para a comunidade ucraniana refugiada 

  • o programa pré-universitário SUPERNOVA, que capacita estudantes internacionais para o seu futuro percurso formativo, o qual integra, desde 2020, a unidade curricular Clube de Ideias, que incentiva o debate com perspetiva intercultural sobre temas globais da atualidade entre estudantes de nacionalidades fora da União Europeia, com diferentes línguas, culturas e religiões 

  • e, ainda, o Programa Erasmus+, que promove o desenvolvimento de projetos e a mobilidade internacional, dentro e fora da Europa, de estudantes, docentes e staff, propiciando a construção de relações de conhecimento e reconhecimento intercultural com grande impacto na aquisição de competências para a empatia contribuindo para a redefinição de uma sociedade europeia mais inclusiva. 

“O aumento da diversidade cultural observado na Universidade NOVA, nesta última década, implica um cada vez maior esforço nos mecanismos de inclusão para a aprendizagem em sala de aula, e para levarmos a nossa comunidade a melhor integrar e compreender outras culturas e hábitos. Num mundo aberto como o que temos hoje, o papel das comunidades universitárias é essencial para construir um mundo de maior compreensão dos outros”, sublinha o Vice-Reitor para o Ensino e Desenvolvimento Internacional da Universidade NOVA de Lisboa, Professor João Amaro de Matos. 

Para assinalar esta data, a UNESCO atualizou a Recomendação de 1974, instrumento global de definição de normas para alcançar uma paz duradoura e promover o desenvolvimento humano através da educação baseada em 14 princípios orientadores.