A Universidade NOVA de Lisboa recebeu, esta terça-feira, com profundo pesar a notícia do falecimento de Sua Alteza Shah Karim al-Hussaini, Príncipe Aga Khan IV.
“Doutor Honoris Causa pela NOVA desde 2017, o Príncipe Aga Khan deixa um legado ímpar de compromisso com a educação, a cultura, o desenvolvimento social e pluralismo. O seu exemplo de serviço à humanidade continuará a inspirar gerações”, recorda João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.
Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na promoção da paz e no combate à pobreza, o Príncipe Aga Khan IV esteve sempre ligado a Portugal e à NOVA, numa relação pautada pela valorização do conhecimento e do diálogo intercultural.
Essa ligação aprofundou-se em 2019, com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Universidade Aga Khan e a Universidade NOVA de Lisboa, que estabeleceu bases para a colaboração em diversas áreas, incluindo ciências da saúde, humanidades, ciências sociais, comunicação e média.
A Nova SBE teve a honra de colaborar com a Fundação Aga Khan em iniciativas de investigação e educação, nomeadamente no âmbito da ciência, saúde e inclusão social. Dessa parceria destaca-se o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, um projeto que reflete a visão partilhada da escola, do Grupo Westmont e da Fundação Aga Khan para o desenvolvimento sustentável e a excelência na educação.
Em nome da Universidade NOVA de Lisboa, o Reitor João Sáágua e, em nome da Nova SBE, o Diretor Pedro Oliveira, expressam à família e a toda a comunidade ismaelita as mais sentidas condolências.