Quem o viu na porta da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, no campus de Campolide, em novembro passado, a dar boas-vindas a quem chegava para o NOVA Science and Innovation Day, agora não o reconhece. Estamos no hangar da NOVA FCT, onde a máquina recebe os últimos preparativos antes de entrar em cena, e o seu novo look impressiona pelo bom-gosto: uma carenagem azul, o número 7 (número de estudantes que recomeçou o projeto depois da pandemia, em 2021) e o nome técnico: NOVA Formula Student.
“Na verdade, desse carro mantém-se apenas o motor”, assumem Miguel Pereira, 21 anos, estudante de engenharia e gestão industrial e diretor técnico do projeto, e Gustavo Guido, 23, de engenharia mecânica, elemento da equipa de motores, enquanto recordam todo o processo: um projeto revisto e atualizado todos os anos – do desenho à produção do projeto, passando, claro, pelos patrocinadores – desde que, em 2015, os primeiros estudantes da NOVA FCT se lançaram de cabeça na construção de um carro para correr na Formula Student, a versão universitária de competição automóvel. “Hoje é um carro de toda a NOVA, já que a equipa conta com estudantes também da NOVA FCSH e da NOVA IMS”
Agora, e dados os últimos retoques, o NOVA Formula Student, fruto do engenho e dedicação de uma equipa de mais de 60 estudantes de três escolas da universidade – NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS – está prestes a embarcar num novo desafio e a provar o seu valor no circuito Red Bull Ringue, em Spielberg, na Áustria, numa prova que decorre de 21 a 25 de julho.
Diga-se, ainda, que o NOVA Formula Student não só representa um desafio técnico, mas também uma plataforma de aprendizagem prática inigualável. Desde o design até à produção, tudo é feito nos tempos livres daqueles e daquelas estudantes – sim, a equipa tem cerca de uma dezena de raparigas – que dedicam horas diárias para tornar o sonho uma realidade. Eles sabem que participação em competições como esta não só aprimora as suas habilidades na sua área de estudos como também se tornou um requisito essencial no mercado de trabalho atual.
“Já há empresas a dizerem-nos que não pegam em currículos em que não tenha referências à Formula Student”, asseguram ainda Gustavo e Miguel.
Connosco estão também Tomás Sousa, 21 anos, estudante de engenharia micro e nano tecnológico, e que assumiu para si as relações empresariais do projeto; Pedro Fernandes, 23 anos, é de engenharia eletrotécnica e faz a coordenação de todo a parte eletrónica; Gonçalo Correia, 22, engenharia mecânica, faz a coordenação do motor e transmissões; e ainda Miguel Caldeirinha, 21 anos, e que é estudante de eletrotecnia e até já convenceu o pai a fazer a consultoria do projeto.
“Como há previsão de chuva para os dias da corrida, tivemos, por exemplo, de adaptar o carro para correr tanto em piso seco quanto molhado”, exemplifica. “Mas como é a primeira vez que corremos com este carro, para nós chegar ao fim da corrida já é uma vitória”, acrescentam, explicando que a competição tem várias etapas e que tem de estar tudo conforme, das ligações feitas aos parafusos.
Com o apoio de patrocinadores como Galp, Bosch, Autoeuropa, NOS, TAP, MCG, Ciclofapril e Cubotónic, além da própria Universidade NOVA, o NOVA Formula Student representa não apenas a excelência académica, mas também a capacidade de inovação e colaboração entre universidades e empresas. “
É como um projeto de investigação, passível de melhorar consoante os apoios financeiros de que dispõe”, assinalam ainda, antes de acrescentarem a cereja no topo do bolo: é que, no final, “é ainda expectável que haja um plano de negócios de criação de empresa para comercializar nem que seja uma peça”, detalham, explicando que, no seu caso, será o baquet.
A Formula Student é uma competição que começou nos Estados Unidos e à qual a Europa se rendeu em 1998, oferecendo desde então aos estudantes a oportunidade única de aplicar os seus conhecimentos teóricos em um ambiente prático e competitivo. Agora, enquanto a nossa equipa já está nos últimos retoques, resta-nos apenas dizer: Boa sorte, NOVA Formula Student!