pixel Comissário do Ensino Superior da Hungria visita NOVA | Universidade NOVA de Lisboa

Comissário do Ensino Superior da Hungria visita NOVA

O Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Professor João Sàágua, e o Vice-Reitor para o Ensino e Desenvolvimento Internacional, Professor João Amaro de Matos, receberam, no dia 25 de novembro, a visita de uma delegação da Hungria, liderada pelo Professor István Stumpf, comissário do Governo Húngaro responsável pela mudança de modelo nas universidades húngaras e presidente do Conselho de Curadores da Universidade Tokaj-Hegyalja.

A delegação teve a oportunidade de conhecer a experiência bem-sucedida da NOVA na adoção do modelo fundacional, que se iniciou em 2017, permitindo maior autonomia e agilidade para responder aos crescentes desafios que a universidade enfrenta no seu papel de criação de conhecimento e inovação com impacto social e económico.

Desde 2016 a Hungria tem vindo a reformar o seu sistema de ensino superior, nomeadamente com a mudança do modelo das suas universidades para o modelo de fundação, uma solução que, embora moldada para as necessidades húngaras, integra as melhores práticas internacionais. Atualmente, as 21 universidades com esse estatuto atraem 63% dos estudantes húngaros do ensino superior.

Tal realidade requer a procura de parcerias internacionais. Assim, o encontro focou ainda as experiências e projetos da NOVA em Portugal e os seus projetos de internacionalização, (nomeadamente a recente entrada na aliança EUTOPIA e o lançamento de um novo campus no Cairo), e o reforço das relações bilaterais entre Portugal e Hungria, explorando oportunidades para cooperação futura.