Prémio de Inovação Pedagógica na NOVA para Professora Isabel Catarino  

30 de Janeiro, 2023

A docente do Departamento de Física da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, venceu a primeira edição do Prémio Inovação Pedagógica da NOVA, com a implementação em aula do projeto “Active Vibrations and Waves” 

Inspirado na missão da Universidade NOVA de Lisboa em promover um ensino de qualidade em todos os ciclos de estudos, com académicos que tenham a capacidade de proporcionar uma experiência de ensino transformacional e intelectualmente desafiador aos seus estudantes, este prémio visa distinguir e incentivar as boas práticas pedagógicas e reforçar o compromisso institucional de reconhecer e premiar o talento para formar e ensinar. 

O projeto agora reconhecido com o primeiro lugar – “Active Vibrations and Waves” – distingue-se pelas metodologias pedagógicas aplicadas em contexto de aula que visam a implementação de métodos de ensino-aprendizagem ativos, personalizados e globais, comprovadamente mais eficientes que o modelo clássico da aula expositiva perante alunos passivos, e que não é adequado à atual época – mais informação sobre o projeto no site da FCT NOVA.  

“A distinção do meu trabalho é-me bastante gratificante, validando as metodologias pedagógicas que me têm vindo a interessar e nas quais tenho vindo a investir desde há décadas. Com todos os alunos em atividade guiada, dentro e fora de aula, os alunos gostam mais e aprendem melhor”, comenta Isabel Catarino. 

O Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA, dirigido a docentes da Universidade NOVA de Lisboa, consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500 euros e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1 500 euros cada. Além de ter sido distinguida com o primeiro prémio, Isabel Catarino recebeu também uma menção honrosa pelo projeto “Active Introductory Experimental Physics during pandemics”, no âmbito das práticas pedagógicas implementadas em duas unidades curriculares na FCT NOVA. 

Foram ainda atribuídas menções honrosas a Guilherme Victorino, da NOVA IMS, pelo projeto “Learning Experience Design: Knowledge Management Case Study”; Fabrizio Macagno; Chrysi Rapanta; Inês Mateus de Almeida, da NOVA FCSH, por Argumentation and education: Teaching “Advertising”; Francisco Antunes da Cunha Martins, da Nova SBE, que apresentou o projeto “Financial Statement Analysis Blended Course” e ainda Marco António Roque de Freitas; João Filipe Soutelo Soeiro de Carvalho, da NOVA FCSH, por “History of Ethnomusicology: the implementation of storytelling tropes in a MA seminar”.