pixel EUTOPIA: Uma aliança para o futuro   | Universidade NOVA de Lisboa

EUTOPIA: Uma aliança para o futuro  

EUTOPIA é o acrónimo de European Universities Transforming to an Open Inclusive Academy 

“Fazer parte desta aliança trará grandes oportunidades para colaborarmos com os nossos parceiros europeus e reforça a nossa missão enquanto Universidade global e cívica. Para a NOVA, isso significa ser uma instituição de elevado perfil internacional centrada no aluno, que serve a sociedade por meio do conhecimento e aborda os desafios locais e globais de hoje de forma inovadora e impactante.” 

Prof. João Sàágua, Reitor da NOVA 

 

A apresentação pública do campus português da EUTOPIA aos nossos parceiros decorreu entre os dias 22 e 24 de maio de 2022.

 

 

 

A Universidade NOVA de Lisboa (NOVA) juntou-se à EUTOPIA European University em setembro de 2021, numa cerimónia em Bruxelas que contou com a presença do Reitor, Professor João Sàágua, e do Vice-Reitor que tutela a área do Desenvolvimento Internacional, Professor João Amaro de Matos, e de importantes stakeholders locais e europeus. 

Trata-se de uma comunidade inclusiva de universidades que partilham interesses semelhantes. Através de investigação colaborativa, aprendizagem baseada em desafios de excelência pedagógica, maior mobilidade de estudantes e professores, e inovação partilhada, a EUTOPIA procura dar resposta aos desafios locais e globais, contribuindo para um novo modelo de ensino superior na Europa. 

Foi em junho de 2019 que a EUTOPIA foi escolhida como uma das 17 alianças vencedoras do recente concurso no contexto da European Universities Initiative lançado pela Comissão Europeia. Ao todo, reúne a Pompeu Fabra University-Barcelona (Espanha), a Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), a CY Cergy Paris University (França), a Technische Universität Dresden (Alemanha), a University of Gothenburg (Suécia), a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), a University of Ljubljana (Eslovénia), a Ca’Foscari University of Venice (Itália) e a University of Warwick (Reino Unido).

Saiba mais no site oficial  

 

Centrado nos estudantes 

A EUTOPIA tem nos seus propósitos a oferta de oportunidades para estudantes desde a licenciatura até ao pós-doutoramento, e, futuramente, também para investigadores, docentes, pessoal técnico e administrativo.  

O primeiro a dar esse passo foi o EUTOPIA Student Think Tank  que anunciou já a criação de uma plataforma para facilitar a partilha de conhecimentos e ideias pelos alunos. Administrada por um grupo altamente diversificado de alunos investigadores, permite que os alunos publiquem os seus trabalhos e recomendações.   

 

5ª EUTOPIA Week

De 27 de junho a 1 de julho, a VUB (Vrije Universiteit Brussel) foi a anfitriã da 5ª EUTOPIA Week, promovendo o encontro entre estudantes, professores e decisores políticos, sublinhando assim o empenho das 10 universidades da aliança em se reinventarem para construir a academia europeia do futuro. A NOVA esteve lá: recorde aqui como foi. 

Bruxelas também é o nosso campus

A voz dos estudantes

 

6ª EUTOPIA WEEK

O melhor do encontro que decorreu na Universidade de Ljubjana, na Eslovénia, entre 21 e 25 de Novembro.