pixel As melhores imagens da EUTOPIA Week em Ljubljana | Universidade NOVA de Lisboa

As melhores imagens da EUTOPIA Week em Ljubljana

Resumo fotográfico ( e não só!) do encontro da aliança de 10 universidades europeias de que a NOVA faz parte e que decorreu na capital eslovena entre os dias 21 e 25 de novembro

Foram cinco dias absolutamente incríveis que contaram uma delegação de peso da NOVA e das outras nove universidades europeias que constituem a aliança EUTOPIA.

Conhecida como EUTOPIA Week, o encontro decorreu na cidade de Ljubliana, na Eslovénia, entre os dias 21 e 25 de novembro, e que começou pela eleição de uma nova Presidente e um novo Vice-Presidente da aliança: Tiziana Lippielo, Reitora da Ca’ Foscari University of Venice e Stuart Croft, Reitor da Universidade de Warwick.

O primeiro dia do encontro ficou igualmente marcado pela assinatura da Global Partners Charter, uma carta de compromisso com uma série de parceiros globais - a saber, África do Sul, Marrocos, Coreia do Sul e Austrália, devendo em breve juntar-se um outro parceiro, proposto pela NOVA, na América do Sul.

Os reitores de todas as outras universidades da EUTOPIA rubricaram ainda o Manifesto para a Inclusão, documento que, como fez questão de sublinhar o Reitor da NOVA, Professor João Sàágua, "reflete os valores europeus e a importância de as organizações serem ecossistemas de pessoas com a maior diversidade possível".

A NOVA destacou-se ainda no External Advisory Board, reunião que contou com a presença do Vice-Reitor, Professor João Amaro de Matos, entre os oradores.

Mas não só. Como encontro de universidades, não faltaram obviamente estudantes da NOVA, caso de Bernardo Serôdio, Marta Pena, e Sílvia Teixeira, respetivamente alunos da FCT NOVA, NOVA School of LAw e NOVA FCSH, que participaram ativamente nas reuniões do EUTOPIA Student Think Thank.

Já Rodrigo Cruz, aluno de doutoramento em Sociologia da FCSH NOVA, foi o escolhido para representar a NOVA no Science Slam, evento que decorreu pela noite dentro na fria, mas belíssima, Ljubljana.