Visitas ao edifício

Localizado em Campolide, uma das sete colinas de Lisboa, o edifício da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, da autoria dos arquitetos Manuel Rocha Aires Mateus e Francisco Xavier Rocha Aires Mateus, recebeu em 2002 o Prémio Valmor.

A originalidade do projeto passa entre outros aspetos pelo facto de ter uma escadaria que se encontra ao lado do edifício e que curiosamente não acede à entrada principal. Na escadaria existem duas aberturas que nos levam até ao Átrio.

O fim da escadaria conduz a uma plataforma que funciona como cobertura de parte significativa do edifício, nomeadamente dos dois Auditórios, do Átrio, da Sala do Senado e dos diversos compartimentos de apoio.

Na fachada Poente introduzem-se aberturas retangulares escalonadas em vários níveis, o que faz com que no interior, tirando partido da luz natural, se obtenha uma perfeita relação entre simplicidade e efeito.

A Reitoria facilita o acesso ao edifício, não estando prevista a realização de visitas guiadas.

As visitas terão de ser agendadas, impreterivelmente, com 15 dias de antecedência, junto ao Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Públicas. As visitas encontram-se condicionadas à realização de eventos nos espaços da Reitoria e à disponibilidade dos serviços.

As visitas autorizadas apenas se realizam durante a semana nos dias úteis.

Encontra-se à venda, nas instalações da Reitoria, o Folheto Visita Guiada ao Edifício da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, ao preço de €8,00/capa

Contactos:

Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
E-mail: nova.comunica@unl.pt