pixel INNO - Centro de Inovação Social | Universidade NOVA de Lisboa

INNO - Centro de Inovação Social

O desenvolvimento das sociedades modernas tem proporcionado a criação de grandes espaços urbanos com uma alta concentração populacional. Estima-se que até 2050, 2/3 da população mundial resida em grandes cidades. O surgimento destes espaços provoca elevados desequilíbrios e desigualdades sociais, nomeadamente económicas, geracionais, culturais, e de oportunidades, originando ainda um elevado impacto na pegada ecológica.

Para preservar a igualdade social e fomentar o desenvolvimento harmonioso e sustentável das sociedades é necessário procurar soluções para problemas sociais existentes nas grandes cidades, como reconhece a ONU com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ligado à existência de “Cidades Sustentáveis e Inclusivas”.

É neste contexto que surge o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) de Inovação Social da NOVA (INNO - Centro de Inovação Social), cujos objetivos passam por desenvolver, criar e melhorar estruturas e processos sociais, e com a missão de contribuir para o desenvolvimento e a harmonia social da população, através do estabelecimento de uma relação diferenciada e dinâmica, entre a Universidade NOVA de Lisboa -  instituição produtora de conhecimento social - e múltiplas entidades de sectores sociais.

O INNO - Centro de Inovação Social irá fomentar a interligação das diversas faculdades da NOVA, alavancando o desenvolvimento de novas linhas de atuação e inovação, transmissão de conhecimentos e diferentes abordagens interdisciplinares na resposta a múltiplos problemas sociais.

Brochura Contributos das Unidades de Inovação Social

Vídeo de apresentação
Versão curta, atualizada em abril 2021

Vídeo de apresentação