pixel INNO - Centro de Inovação Social | Universidade NOVA de Lisboa

INNO - Centro de Inovação Social

INNO - Centro de Inovação Social

O desenvolvimento das sociedades modernas tem proporcionado a criação de grandes espaços urbanos com uma alta concentração populacional. Estima-se que até 2050, 2/3 da população mundial resida em grandes cidades. O surgimento destes espaços provoca elevados desequilíbrios e desigualdades sociais, nomeadamente económicas, geracionais, culturais, e de oportunidades, originando ainda um elevado impacto na pegada ecológica.

Para preservar a igualdade social e fomentar o desenvolvimento harmonioso e sustentável das sociedades é necessário procurar soluções para problemas sociais existentes nas grandes cidades, como reconhece a ONU com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ligado à existência de “Cidades Sustentáveis e Inclusivas”.

É neste contexto que surge o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT) de Inovação Social da NOVA (INNO - Centro de Inovação Social), cujos objetivos passam por desenvolver, criar e melhorar estruturas e processos sociais, e com a missão de contribuir para o desenvolvimento e a harmonia social da população, através do estabelecimento de uma relação diferenciada e dinâmica, entre a Universidade NOVA de Lisboa -  instituição produtora de conhecimento social - e múltiplas entidades de sectores sociais.

O INNO - Centro de Inovação Social irá fomentar a interligação das diversas faculdades da NOVA, alavancando o desenvolvimento de novas linhas de atuação e inovação, transmissão de conhecimentos e diferentes abordagens interdisciplinares na resposta a múltiplos problemas sociais.

Brochura Contributos das Unidades de Inovação Social

 

Vídeo de apresentação
Versão curta, atualizada em abril 2021

 

 

Vídeo de apresentação
Versão completa, provisória, datada de fevereiro 2021, que será atualizada em breve