António Manuel Barata Tavares | Universidade NOVA de Lisboa

António Manuel Barata Tavares

António Manuel Barata Tavares, Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, Pós-graduado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública e Doutorado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Pertence ao Colégio de Especialistas de Saúde Pública da Ordem dos Médicos, sendo Consultor de Saúde Pública e é Assistente Graduado Sénior de Saúde Pública dos Serviços de Saúde, onde está nomeado como Director do Departamento de Saúde Pública da ARSLVT, IP e é Delegado de Saúde Regional da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Foi Chefe de Divisão na Direcção-Geral da Saúde e Director de Departamento no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

É Professor Auxiliar Convidado da Escola Nacional de Saúde Pública, sendo Responsável Pedagógico das Unidades Curriculares de i) Saúde Ambiental, ii) Estratégias de Acção, Avaliação e Planeamento da Saúde, (iii) Gestão de Projectos em Saúde e (iv) Vigilância Epidemiológica e Gestão do Risco.

Pertenceu a numerosos Grupos de Trabalho e Comissões na área da Saúde, quer como representante da Direcção-Geral da Saúde, quer como representante do Ministério da Saúde, tendo ministrado diversas acções de formação no quadro dos Serviços de Saúde, designadamente em “Metodologia da Investigação em Saúde”, em “Planeamento em Saúde” e em “Liderança em Saúde Pública”.

Tem vários livros publicados na área da Saúde e diversos trabalhos científicos em revistas de especialidade.

Ganhou vários prémios científicos na área da Saúde Pública.